Título da Redação: O útil, o agradável e o desagradável

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


Ainda na antiguidade clássica, o filósofo romano Juvenal proferiu a famosa frase: "Mente sã, corpo são." Na sociedade contemporânea, no entanto, o auge na influência midiática e o surgimento de indústrias e comércios especializadas caminham juntos no processo de criar e suprir a insegurança humana quanto aos padrões inatingíveis de beleza - os quais provocam em homens e mulheres danos psicológicos e físicos, eventualmente.
Em um contexto onde os protagonistas de uma novela, os modelos de um desfile famoso ou a capa da revista idolatrada geralmente são aqueles no auge da mídia, colocados como referencial de beleza e forma física, são criados margens inatingíveis para determinados tipos de corpos. Esse culto ao corpo, acaba por dividir a sociedade entre os que estão dentro e fora do "padrão de beleza". No momento em que essa ideia chega à uma pessoa com baixa autoestima e insatisfeita nos ambientes sociais e profissionais, gera insegurança em tal.
O grupo de pessoas inseguras e fora dos "padrões de beleza", acabam por recorrer à medidas extremas e encontram um mercado preparado que investe em procedimentos estéticos para satisfazer os desejos do cliente. Porém, os riscos envolvidos nas práticas podem afetar a saúde do, agora, paciente. Dois casos de grande repercussão tiveram o hidrogel, molécula sintética de poliamida e soro fisiológico, usado para preenchimento de membros e contra celulites e rugas, como causador de graves infecções. Um deles envolveu a modelo Andressa Urach, o produto não foi absorvido pelo organismo e começou a provocar dores e, posteriormente, necrose nas coxas.
Dessa forma, onde homens e mulheres continuam na corrida pelo inatingível ideal de corpo perfeito baseados em sua insegurança é notável a necessidade de medidas, tais o diálogo da família, em especial com jovens e crianças, bem como a discussão no ambiente escolar com professores e psicólogos e também a colaboração da mídia a fim de não divulgar e incentivar os "padrões de beleza", para que, desse modo, possamos viver em uma sociedade onde as pessoas se aceitam mais e se expõem a menos riscos.




Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018