Título da Redação: Obedecendo padrões

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Maria Laura Ribeiro


A insatisfação com o próprio corpo está formando uma sociedade obcecada. A busca pelo corpo ideal faz com que as pessoas se submetam a vários e grandes riscos, apenas para satisfazer o esteriótipo que a sociedade considera como ''perfeito''. O problema não seria tão grave se a preocupação com o corpo não fosse capaz de escravizar, enlouquecer pessoas em busca de defeitos e imperfeições que consideram como inaceitáveis.
Formas bem definidas e magras, músculos visíveis, seios perfeitos, formato do nariz. Essas são umas das preocupações mais frequentes na busca desenfreada pela perfeição adotada pela sociedade, que na maioria das vezes que valoriza exageradamente a imagem corporal, quase como que um objeto de consumo. E esse culto a forma vem se tornando sinônimo de felicidade, o que causa frustração, já que, na maioria das vezes, as pessoas não se consideram enquadradas no padrão.
O sedutor mercado da beleza atrai, e junto as promessas de belas curvas está o lucro dos mesmos, que movimenta cada vez valores maiores. A indústria investe na ideia de que, ao vender seus produtos poderão fazer com que os consumidores tenham a sensação de amenizar ou até sanar seus defeitos, ou castigos do tempo.
É preciso buscar um equilíbrio e bem estar em relação ao próprio corpo, mas há um limite entre o saudável e o exagero. É possível conciliar a estética dentro da saúde, basta entender que ser saudável não é sinônimo de silhuetas perfeitas, corpo torneado e ausência de defeitos, mas sim o bem estar com si próprio combinado com bom senso. No geral, a busca exagerada pela beleza física é uma doença e acarreta doenças, portanto precisa ser tratada. Se a sociedade atual não pesa os prós e contras das atitudes alheias, cabe a cada um zelar por sua saúde.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018