Título da Redação: Obsessão Perigosa

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por usuário anônimo.


Estamos a viver em um mundo de aparências. O belo é admirado e contemplado a todo o momento. Homens e mulheres não poupam energia nem dinheiro a fim de ter o corpo dos sonhos. São dietas, produtos, medicamentos, inúmeras plásticas e procedimentos cirúrgicos, para eles qualquer alternativa é valida para conquistar seus objetivos. Será este mundo tão maravilhoso quanto dizem seus adeptos ou apenas mais um canteiro de ilusões e falsas promessas?
Nas civilizações antigas, o corpo humano já era visto como objeto de admiração e louvor. Muitas inclusive, o consideravam como uma expressão genuína da arte. Em certos períodos, a estética e a beleza, eram vistos como que uma religião a ser seguida e quem não estivesse disposto a tal ato, era visto como um ser inferior, desprovido de consideração e até mesmo amor. A influência e valorização da aparência exterior eram tão grandes que passava por cima das relações pessoais e sociais.
Tal influência continua a existir nos dias de hoje, obviamente, com novas formas para se difundir e propagar. É justamente nesse aspecto, que a mídia e seus meios de comunicação passam a exercer seus respectivos papeis. Estes são nada mais nada menos, do que atingir o maior número de pessoas possíveis e as persuadir com seus ideais e padrões.
Não podemos negar que a vaidade, tida como um pecado por alguns, é algo completamente natural do homem. E querer usufruir um pouco dos prazeres da beleza não é algo proibido. O problema começa quando ela deixa de ser um artifício bom e vem a se tornar uma fonte de malefícios para as pessoas que já a tem como uma verdadeira obsessão. A partir daí estão sujeitas a todo tipo de dano e prejuízo. Na busca por um corpo perfeito, acabam por sujeitar-se a perigos eminentes, que põem em risco sua saúde e vida. Mas afinal, o que seria o corpo perfeito? Muitos responderiam que o corpo perfeito é magro, sarado e definido, ou qualquer outra regra que a moda venha a ditar. Entretanto, também é digno de perguntar se tantos esforços, gastos e tempo destinados a essa tarefa valem a pena. Uma vez que não é raro nos depararmos com situações em que pessoas ficaram debilitadas, perderam suas vidas ou ficaram com sequelas irreversíveis graças a esse desejo incessante de alcançar a perfeição.
Enfim, beleza e saúde deveriam ser tidas como questão publica e social. Infelizmente, nem sempre as ideias que a mídia expõe são realmente o melhor para a sociedade e seus indivíduos. Portanto, o desafio é o de tornar pessoas criticas e conscientes, capazes de reconhecer seus limites e respeitá-los. Para isso toda ajuda é plausível, campanhas, palestras, ONGs que amparem e apoiem a causa, com o subsídio de governo e comunidade. É claro que queremos uma nação brasileira esbelta, mas acima de tudo, o que mais precisamos é de uma nação forte, desenvolvida e principalmente saudável para defender e lutar pelo que acredita.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018