Título da Redação: Os efeitos da ditadura estética

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Gustavo Simião


Com o mundo globalizado, as trocas de informações e cultura tornou-se comum no cotidiano de muitas pessoas. Recentemente, a música “All about that bass”, da cantora americana Meghan Trainor, se tornou um símbolo contra a sociedade de padrões estéticos, onde, a letra, crítica as concepções de beleza já pré estabelecidas. O culto ao corpo perfeito, vem causando graves danos – físicos e psicológicos – àqueles que estão de alguma forma inseridos a buscar ou chegar aos padrões.
Em primeiro lugar, com o crescimento da difusão de valores voltados ao modelo ideal , vem crescendo os casos onde há danos a saúde dos envolvidos. As pessoas que seguem as tendências, muitas vezes utilizando métodos cirúrgicos, não conseguem ver a perigosidade e complexidade desses tratamentos, colocando suas vidas em risco. Também, existe a real preocupação com àqueles que não estão dentro do estabelecido pela ditadura da estética, sofrendo preconceitos e estigmatização, por conta de suas decisões contrárias ao movimento.
Por sua vez, o aspecto psicológico, é outra vertente que deve ser levada em conta, tratando-se das conseqüências de certas ideologias impostas, diariamente, a muitos grupos sociais. O modelo perfeito, estabelecido pelas industrias estéticas, são inatingíveis, causando a frustração daqueles que não obtêm aquilo que desejam. Por conta disso, é comum o surgimento de distúrbios alimentares -como bulimia e anorexia - e até mesmo depressão, causada pela baixa autoestima.
Fica claro, portanto, a gravidade da situação referente as questões voltadas aos padrões de beleza estabelecidos, no qual não se tratam apenas de questões econômicas, mas, sim de saúde pública. Dessa forma, desde já, o governo e as ONG’s não podem se ausentar das discussões deste cenário, atuando de forma proativa dentro da mídia, para que as idéias impostas à população não prejudique a saúde destes. A família e a escola, como bases de qualquer sociedade, devem também juntar forças e trabalhar com os indivíduos e rever questões voltadas à estética. Assim, talvez em um futuro próximo, músicas não serão mais necessárias para combater ou denunciar os malefícios dos padrões estéticos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018