Título da Redação: Os padrões estéticos que me perdoem mas saúde é fundamental

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por bruna de paula


Moda. Imagem corporal. Exercícios Físicos pesados. Tratamentos de beleza. São diversos os elementos que estão em um padrão estético que a "Sociedade dos Estereótipos" nos impõe. No entanto, é necessário se ter cuidado ao seguir esses padrões, pois, os resultados nem sempre serão positivos e satisfatórios, pelo contrário, o individuo poderá ter dano - físicos e psicológicos- a curto ou longo prazo. A consciência nesses casos é essencial.
Na sociedade moderna, é nítido perceber que existem padrões e estereótipos de beleza que nos impõe. E muitos indivíduos, por querer status, fama e um corpo perfeito, perante essa sociedade recorrem a cirurgias, tratamentos, academias e até uso de remédios e substâncias perigosas procurando alcançar a um modelo de beleza muita das vezes inatingível. São muitos os exemplos de pessoas que recorreram a tais procedimentos, e acabaram tendo danos físicos como foi o caso da "Vice Miss Bumbum", Vanessa Urach, que fez uma aplicação de hidrogel na perna, e foi para UTI, também o exemplo do "Ken Humano", que passou por cerca de 90 procedimentos cirúrgicos para tentar alcançar seu objetivo.
É importante salientar também que além de danos físicos, o individuo inserido nessa sociedade dos estereótipos poderá ter consequências psicológicas. Muitos ao seguirem, os tipos ideais que nos impõe, acabam se frustrando por serem inatingíveis – sempre há algo novo a mudar, há uma roupa nova para comprar – e isso podendo levar o individuo a ter baixa autoestima, distúrbios alimentares – anorexia e bulimia- e em casos mais graves podem levar o individuo a depressão, por não conseguir seu objetivo.
Dessa maneira, fica claro que a consciência é primordial quando o assunto é padrões de beleza. É necessário perceber que quando se possui uma mente sâ, possui um corpo são, e não é isso que se enxerga na sociedade moderna. Portanto, para mudar esse quadro, é necessário que a família juntamente com a escola trabalhe os estereótipos, fazendo desaparecer esses modelos ideais na sociedade. Por outro lado, cabem também as ONGs o importante papel de pressionar a mídia, para que haja uma mudança de ideais, ou até o desaparecimento dos mesmos. Beleza é importante? Sim. Porem saúde e sanidade são imprescindíveis.

Visualizar redação

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018