Título da Redação: Padrão de beleza, a ditadura da mídia.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por usuário anônimo.


Já dizia Cafúsio “nunca vi ninguém que ame a virtude, mais do que a beleza”. Através dos meios de comunicação, os padrões de beleza no século XXI são ditados pela mídia, com conceitos estéticos surreais acabam por prejudicar as pessoas tanto psicologicamente, quanto fisicamente. É necessário elucidar fatos para que se preserve o bem comum.
A busca pela beleza afeta a saúde física. O uso de anabolizantes aumentam cada vez mais, sendo comprovado que inibem a testosterona causando doenças como ginecomastia e a impotência. Existem também as dietas radicais, feitas principalmente por mulheres comendo tão pouco a ponto de definharem ou expelindo o alimento do estômago desenvolvendo bulimia. De fato um padrão que influencia homens a esculpirem seus corpos como o de fisiculturistas e mulheres a parecerem com raquíticas modelos europeias, esse aspecto acaba sendo a “alavanca desse problema”.
Além disso, existe o terror psicológico. Pode-se notar que em tempos de crise, as vendas de cosméticos não decaem, isso porque mulheres contemporâneas acabam tornando-se escravas da indústria da beleza, com tantas capas de revistas, novelas com famosas magérrimas, que ilustram um ideal de beleza. Uma mulher seja dona casa ou empresária com uma dura rotina de trabalho desenvolve estresse. A fuga desse estresse muitas, vezes, é a satisfação com sua aparência, mas com um padrão praticamente inalcançável não se sentem bem consigo mesmas, e se frustram com esse padrão imposto pela mídia.
Esse padrão deve ser extinto. Portanto torna-se clara a necessidade de que as pessoas olhem-se no espelho e sentam-se bem com sua aparência, porque a beleza não deve ser imposta pela mídia. A vaidade não é sinônimo de saúde, é se cuidar de formas simples como alimentação, esportes e sentir-se bem consigo mesmo, sendo feliz com suas diferenças e entender que isso que as torna belas. É possível que Cafúsio tenha referido a virtude como o nosso próprio ponto de vista sobre o que é belo concordando com ele nesse aspecto se amarmos a virtude ao invés do padrão definido pela mídia e outras pessoas, poderemos assim alcançar a verdadeira beleza.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018