Título da Redação: Padrão de beleza: bem-estar ou consumismo exagerado?

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Edmar


Muito se discute acerca dos padrões de beleza estabelecidos pela mídia no cotidiano das pessoas, uma vez que essa temática tem levado males alarmantes para a população. Tal realidade existe devido ao poder de alienação da mídia impondo estereótipos perfeitos para as mulheres seguirem, bem como ao avanço das indústrias de beleza que trazem consigo conseqüências negativas para a saúde humana.
Com isso, fica evidente que a mídia exerce poder coercitivo sobre a população, instituindo padrões estéticos a serem seguidas pelas mulheres. Pode-se citar, como exemplo, mulheres querendo atingir um inatingível estereótipo imposto pela mídia, fazendo delas escravas da indústria de beleza, contradizendo assim com seus ganhos sociais no século XIX que davam-lhes direitos autorais e não subalternas às opiniões exteriores. Nesse contexto, observa-se na contemporaneidade, pessoas solitárias e sem vontade de viver pelo fato de não conseguirem seguir aos padrões estéticos impostos pelos meios de comunicação.
Em consonância a isso, sabe-se que o crescimento constante de indústrias de beleza tem exercido papel fundamental na vaidade excessiva de mulheres. Pode-se apontar um imenso leque de produtos e avanços tecnológicos a fim de aprimorar estética e forma física, fazendo com que a indústria consiga vender vários produtos e se manter de pé em eventuais crises econômicas em países na qual estão inseridos. Nesse sentido, a intensa busca pela perfeição pode trazer males alarmantes como bulimia e anorexia.
Fica clara, portanto, que a mídia exerce poder coercitivo na obsessão pela forma física e estereótipo nas pessoas. Sendo assim, deve o Governo limitar as notícias persuasivas promovidas pela mídia a fim de diminuir o alto índice de problemas de saúde. Além disso, deve haver na mídia debates entre palestrantes e representantes da população com o objetivo de mostrar o poder de influência da mídia na persuasão de estereótipos e as conseqüências para a saúde humana. Ademais, cabe à sociedade estabelecer senso crítico a partir de estudos para combater o consumo excessivos de produtos de beleza.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018