Título da Redação: Padrão de beleza e sociedade

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Bender


Na contemporaneidade, é indiscutível a repercussão da intensa busca do cidadão brasileiro por um "corpo perfeito". Com os grandes avanços tecnológicos , inúmeros meios de se melhorar ou aperfeiçoar a saúde e a forma física foram desenvolvidos, e, em consequência disso, além de um grande passo na qualidade de vida da população, uma nova problemática foi criada: a da ditadura da beleza.
É bem verdade que a prática de exercícios físicos em conjunto de uma boa alimentação são fatores essenciais para se ter uma vida saudável e manter o corpo em homeostase. Uma consequência natural de tal hábito é a de uma boa autoestima e aceitação individual, pois a busca por um corpo melhor, ou mais bonito, quando feito com moderação e bom senso, acarreta vários benefícios, como o do bem estar físico e mental do indivíduo.
Não obstante, analisando-se essa conjectura sob outro viés, tal busca, quando feita de forma exacerbada, acarreta a problemática da ditadura da beleza, na qual pessoas se matam para alcançar de todas as formas possíveis, como, por exemplo, utilizando substancias nocivas ou exagerando na prática de exercícios físicos, um nível de beleza utópico, idealizado, principalmente, pela mídia - que é incentivada e patrocinada por quem se beneficia com a indústria da vaidade - que bombardeia, constantemente, jovens e adultos, por meio de novelas, propagandas e revistas, com um padrão inalcançável. Causando, assim, todo tipo de transtorno mental e físico ao indivíduo atingido e alienado por tal ideologia. Como o filósofo Foucault já dizia: "O homem e a vaidade movem o mundo".
Conforme o grande filósofo Nietzsche: " Todo conhecimento implica poder". Assim, aos nos apoderarmos do conhecimento adequado, teremos a capacidade para minimizar e resolver o problema da ditadura da beleza. Basta que o poder público em conjunto com a mídia invistam mais em medidas socioeducativas que alertem a sociedade sobre os perigos e problemas ocasionados pela intensa busca e obsessão por um "corpo perfeito". Também é importante que uma matéria escolar seja criada para orientar, desde a infância, sobre os perigos de tal prática.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018