Título da Redação: Padrão de beleza: o contrato que ninguém assinou

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Fernanda Victoria


Embora, na antiguidade clássica, o filósofo romano Juvenal, já pregasse “mente sã, corpo são”, em uma sociedade de consumo que “vende” modelos inatingíveis de perfeição, é natural que ocorram danos – físicos e psicológicos – aos nela inseridos.

Todo esse “culto ao corpo” acaba por segregar a sociedade – principalmente os mais jovens – entre aqueles “padronizados” e os “não-padronizados”, fazendo com que esse segundo grupo comece uma corrida infindável tendo como alvo a perfeição. Exemplo disso tem-se o jovem mineiro, Celso Santebañes, que aos 20 anos diz ter gasto mais de trinta mil reais em procedimentos estéticos desejando parecer o mais próximo possível do boneco Ken, versão masculina da Barbie. E hoje, devido a isso, sofre com a saúde fragilizada tendo passado, inclusive, dias na UTI (Unidade de Tratamento Intensiva) de um hospital particular.

Além disso, milhares de garotas ao redor do mundo todos os anos, com idades cada vez menores, são diagnosticadas com algum distúrbio alimentar, sendo os mais comuns a anorexia e a bulimia, tendo – todas – um alvo em comum. Tornarem-se perfeitas e, claro, sem enxergarem que, dessa forma, entram na mira de outras doenças como a depressão (“o mal do século”) e até a morte.

Dessa forma, numa esfera social, tanto homens quanto mulheres, podem se tornar público alvo e se mostrar dispostos a buscar a auto-afirmação a qualquer custo. Visto isso, é notável a necessidade de intervenção da família – podendo-a estar pecando na educação de suas crianças –, assim como a falta de discussões nas escolas e a falta de ONGs pressionando a mídia contra essa imposição desenfreada precisam ser quadros revertidos, para que, talvez dessa maneira, cada vez mais pessoas consigam se aceitar da forma que são.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018