Título da Redação: Padrão equivocado.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Anna APE


Na antiguidade, dentro da mitologia grega, os deuses Adônis e Afrodite eram os símbolos de perfeição. Atualmente, no Brasil, existem 275.000 salões de beleza e em média 700.000 cirurgias plásticas são reparadas por ano. Tudo isso, para suprir a demanda da busca pelo padrão de beleza tão desejado por muitos. A questão é que a busca excessiva pelo inatingível corpo perfeito tem causado diversos problemas na sociedade, principalmente na saúde das pessoas que pensam que vale tudo pelo corpo perfeito.
Proveniente de uma questão cultural, essa ideia faz com que a própria família valorize a menina desde a infância pelo vestido ou cabelo bonito, e sem perceber, acabe desvalorizando os atributos dela e fazendo-a com que cresça buscando encaixar-se nos moldes do que é ‘’ser bonita’’. Além disso, o sistema capitalista utiliza esta ideia como ferramenta para se fortalecer, prova disso, são as cirurgias plásticas que crescem de forma exacerbada a cada ano e também as propagandas típicas que dizem ‘’Fique linda, compre batom!’’
Como resultado de tal ideia, a maioria das pessoas conhece alguém que já sofreu bullying na escola por estar acima do peso, e também o caso de Andressa Urach, que ficou hospitalizada em estado grave por fazer aplicação inadequada de hidrogel em seu corpo. O bullying, o consumismo exagerado, a depressão, transtornos dismórficos corporais, como a vigorexia ou também conhecida como Síndrome de Adônis e a anorexia são consequências graves que a imposição de corpo ideal tem causado na sociedade.
Augusto Cury diz que ‘’devemos aprender todos os dias a ter um caso de amor com a bela pessoa que somos e cada pessoa é um personagem único na história da vida’’ e isso é uma verdade, até por que, deuses como Afrodite e Adônis não existem, e o corpo perfeito jamais poderá ser adquirido por alguém. Portanto, o perfeito mesmo, é quando alguém se ama e se aceita da forma que é.
Portanto, para que a ideia de Augusto Cury possa ser adotada como prioridade para as pessoas, e o problema possa ser sanado, é preciso a ação conjunta do sistema educacional, da área da saúde, da família, e também da mídia. A apresentação de palestras em escolas, acompanhamento médico de um psicólogo antes de qualquer cirurgia plástica ser realizada, e propagandas incentivando as pessoas a se amarem da forma que são, são ferramentas essenciais para que essa inércia psicológica de padrão perfeito, seja rompida.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018