Título da Redação: Padrão inalcançável

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por M


Perder peso, aumentar os seios, afinar a silhueta e colocar botox para parecer mais nova são alguns dos procedimentos que as mulheres tanto almejam e se submetem no século XXI. A busca pela perfeição física impulsiona o ser humano a buscar as mais variadas formas de interferir em seu corpo, com o intuito de atingir e adequar-se aos padrões estéticos impostos pela sociedade. Entretanto, essas intervenções podem trazer à tona inúmeros prejuízos à saúde.
Com a globalização, intensificou-se a rapidez dos meios de comunicação, tornando mais fácil a difusão de ideais no mundo. A mídia, com seu alto poder de persuasão sobre as pessoas, impõem valores que se encaixam a uma espécie de ditadura do corpo ideal, construindo uma imagem idealizada diante da realidade, com corpos esculturais, sem gorduras e músculos definidos. Dessa maneira, quando não se atingem esses protótipos, as pessoas se sentem frustradas, com baixa autoestima, podendo desencadear problemas psicológicos e físicos, como a depressão e a anorexia.
Contudo, a autoria, em sua totalidade, não são dos veículos de comunicação que apresentam esses arquétipos, mas sim, dos indivíduos que compõe a sociedade, ao tentar alimentar incansavelmente o seu próprio ego através de inúmeros processos cirúrgicos, pílulas e dietas radicais ao empenhar-se na missão da procura do físico impecável, tornando-se escravos do próprio corpo.

Todavia,é preciso adquirir consciência de, até que ponto, podemos nos submeter à procedimentos em prol da beleza para atingir determinado padrão corporal ou estético. Dessa maneira, torna-se de extrema importância que a mídia desmistifique tal equívoco, mostrando ao público o quão importante é reconhecer e aceitar o próprio biotipo, suas características e peculiaridades. Além disso, é fundamental que as pessoas obtenham conhecimento através de veículos de comunicação e projetos sociais voltados para tal assunto de que, envelhecer é algo inerente à vida, e deve ser encarado como um processo natural que todo ser humano irá passar, rompendo a arcaica concepção de que saúde está diretamente ligada à juventude ou beleza exterior.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018