Título da Redação: Padrão inatingível

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por Má


Os padrões de beleza mudam frequentemente. A escultura pré-histórica ”Vênus de Willendorf”, mostra que há, aproximadamente, 28 mil anos atrás o corpo volumoso e com curvas era o ideal, muito diferente do padrão que é imposto hoje na sociedade.
A mídia tem um papel fundamental na formação desse padrão, pois dita moda. E a moda é copiada por várias mulheres e vários homens insatisfeitos com a própria aparência. Um caso recente é o da modelo Andressa Urach, que se submeteu a diversas cirurgias plásticas para atingir uma suposta “perfeição”, chegando à beira da morte por conta de complicações cirúrgicas.
Infelizmente, casos como o da modelo citada acima são comuns. Algumas mulheres sofrem sérios distúrbios alimentares como anorexia e bulimia, para atingirem o que é mostrado nas passarelas, nas novelas, nas revistas etc. E essa busca incessante pela “perfeição” traz além das consequências corporais, gravíssimas consequências psicológicas, como a depressão. O mal não atinge somente as mulheres. Atualmente, muitos homens estão procurando academias para ganharem músculos, e fazendo uso de suplementos para acelerar o processo, pois esse é o padrão atual que a mídia impôs.
Além de todos os problemas que essa busca inatingível causa, também temos a questão social, onde pessoas são discriminadas por causa da aparência física. Algumas empresas chegam a exigir que o candidato(a) seja bonito(a), firmando mais um tipo de segregação e discriminação.
Por fim, fica claro que necessitamos de medidas que ajudem homens e mulheres a se aceitarem como são e não buscarem o ideal de beleza inatingível proposto pela mídia. O governo pode entrar com medidas educacionais, como por exemplo, incluir aulas com psicólogos nas escolas, para ajudar os alunos a se conhecerem e se aceitarem desde cedo e a família, deve mostrar diariamente que a aceitação, o amor próprio e a autoestima nos leva a um nível superior como ser humano.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018