Título da Redação: Padrões de beleza: a culpa é da mídia

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por usuário anônimo.


A incessante busca pelos padrões de beleza traz consequências para a saúde de milhares de jovens ao redor do mundo, uma vez que esta é a faixa etária mais atingida. Procurando o corpo perfeito os transtornos alimentares que antes eram restritos ao universo feminino vêm dominando a cabeça de muitos homens. Ao todo, 1% da população mundial sofre com estes distúrbios e, segundo pesquisas, a grande culpada disso é a mídia.
As mídias têm um importante papel no desencadeamento de transtornos alimentares. É ela quem dita os padrões de beleza impostos pela sociedade e muitas vezes é quem ridiculariza quem fica fora dele. Os padrões de beleza atuais giram em torno da magreza aliada ao corpo sarado, independente do sexo.
Tanto a magreza como o corpo “sarado” são oriundos de distúrbios mentais. A busca pela excessiva magreza causa anorexia e bulimia. Ambos transtornos visam o baixo peso, mas, no entanto,o fazem por métodos diferentes: a pessoa anoréxica evita a alimentação, enquanto a bulímica, após comer, força a retirada do alimento do corpo, seja por vômito ou uso de laxantes. Já a vigorexia é um transtorno que afeta principalmente os homens e está relacionada ao excesso de atividades físicas.
Pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida comprovaram uma suspeita muito antiga relacionada a busca pelos padrões de beleza: a influência da mídia. No estudo realizado, os pesquisadores reuniram dois grupos de jovens entre 18 e 25 anos e apresentaram-lhes propagandas. Para os primeiros, as propagandas foram diversas; para o segundo, foram comerciais sexistas com imagens de homens e principalmente mulheres que se encaixam nos padrões de beleza. Após assistirem aos comerciais, os jovens responderam um questionário, no qual os do segundo grupo afirmaram estar descontentes com o próprio corpo.
Mesmo representando 1% da população mundial, os transtornos alimentares merecem atenção e reparo. Há além desta porcentagem, outras milhares de pessoas com os mesmo problemas que não buscam ajuda e não se consideram parte deste grupo, o que aumenta o número de casos ao redor do mundo. Buscando combater os padrões de beleza, recentemente foi realizado em Paris um desfile de moda com modelos anãs, indo contra a imposição da magreza e buscando combater o problema por meio da conscientização.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018