Título da Redação: Padrões de beleza: a prática do impor e expor

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Michele Fernandes


Desde as sociedades antigas, os padrões de beleza passaram por diversas modificações, apresentando características diferentes em épocas diferentes. Um exemplo disso é o quadro Mona Lisa de Leonardo Da Vinci, onde a mulher que é demonstrada na pintura possivelmente expressa um padrão de beleza da época. E apesar desses padrões de beleza não serem recentes na sociedade, eles estão cada vez mais pressionando o indivíduo a se adaptar a uma determinada tendência e incentivando cada vez mais o consumismo.
Em primeiro lugar deve-se apontar os meios de comunicação como um dos principais componentes que incentivam os padrões de beleza. A mídia através de suas propagandas, está cada vez mais estimulando o consumidor, principalmente as mulheres, a buscar o corpo perfeito, o cabelo perfeito, a se enquadrar no padrão de beleza perfeito, que muitas vezes é impossível e acaba gerando uma série de frustrações, que podem até mesmo causar doenças, como por exemplo a anorexia e a bulimia.
A indústria é um dos principais setores da economia que vem lucrando muito com os padrões de beleza, principalmente por causa do consumismo desenfreado que este movimento causa, fazendo assim que as pessoas comprem cada vez mais, apenas para manter sua satisfação momentânea. A sociedade é outro componente que também impõe muito os padrões de beleza, fazendo que o indivíduo seja obrigado a se encaixar a um determinado padrão ou acabe sendo excluído dessa sociedade, confirmando assim uma das principais frases do filósofo Jean-Jacques Rousseau: “O homem nasce bom, a sociedade o corrompe”.
Portanto veja-se que os padrões de beleza são muito antigos e já passaram por diversas modificações em nossa sociedade e atualmente estão cada vez mais obrigando as pessoas a seguirem determinadas tendências. A mídia como sendo um dos principais difusores desse movimento, deve criar propagandas para incentivar as pessoas a se aceitarem como são e não tentarem viver apenas do modo que a sociedade impõe. A própria sociedade deve buscar manter um equilíbrio e tentar não obrigar de certa forma o indivíduo a se encaixar em padrões de beleza e muito menos deve excluir essa pessoa, simplesmente porque ela decidiu viver da forma que quer.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018