Título da Redação: Padrões de beleza e desenvolvimento econômico

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Brenda Belo


Basta ligar a televisão nos dias de hoje para uma avalanche de propagandas de beleza atingir quem a assiste. Cosméticos doas mais variados tipos são constantemente associados ao padrão de beleza ideal, que também passou a ser exaltado em filmes, novelas e todo o tipo de publicação midiática. A indústria do consumo e a segregação social têm forte relação com esse processo que vem se mostrando a cada dia mais prejudicial à sociedade.
Desde a Revolução Industrial, o consumo em massa tronou-se objetivo principal do capitalismo. Não bastando o atendimento às demandas essenciais à vida, empresas de uma sociedade baseada no lucro têm como principal desafio fazer a população acreditar que precisa de um determinado produto para sua realização pessoal. Dessa maneira, tais objetos são vinculados, em anúncios, à felicidade e , mais explicitamente, à beleza de quem os usufrui. Atingir tais padrões por eles estabelecidos é visto, portanto, como possuir renda e conhecimento suficiente para estar por dentro do propagado na mídia.
Ademais, ser capaz de se adequar ao esteriótipo de conhecedor desses padrões é associado, geralmente, a uma diferenciação social. O mundo globalizado exige, cada vez mais, duras rotinas de trabalho e estudo dos que dele fazem parte. Logo, possuir tempo e dinheiro suficientes para a prática de exercícios físicos, tratamentos de beleza e até cirurgias plásticas, tornou-se sinal de possuir uma rotina mais branda, o que é entendido, atualmente, como necessitar de menos trabalho para sobreviver.
Dessa forma, percebe-se o quanto os modernos padrões de beleza se associam ao desenvolvimento econômico de um indivíduo. É necessário que seja repensado o ato de consumir. Para isso, empresas devem ser restringidas quanto ao conteúdo divulgado em seus anúncios por meio da criação de normas que impeçam, por exemplo, a exaltação da forma física em suas propagandas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018