Título da Redação: Padrões de beleza e o narcisismo contemporâneo

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Ida Geovanna


Segundo a mitologia grega, um dia existiu um rapaz muito belo chamado Narciso. Tão belo que um dia, ao ver seu reflexo na água, acabou se apaixonando pela própria imagem. Contudo, ao tentar tocá-la, acabou por cair na água. Pondo um ponto final em sua vida. Dessa forma, tendo em vista a atual problemática dos inúmeros padrões de beleza criados pela mídia e pela indústria cosmética, a lenda narcisista – apesar de não ter uma comprovação científica – jamais retratou tão bem o cenário da busca incansável pela beleza que dura há muito tempo, mas que tem se agravado no século XXI.
Sabe-se que a mídia, desde que foi criada, vem impondo inúmeros valores sociais aos cidadãos. Porém, aliada à “indústria da beleza” – que cresce cada vez mais rápido - ela nunca foi tão poderosa ao criar padrões que incentivam o consumismo e à busca pelo físico e à estética perfeita, baseada na imagem de famosos da moda, televisão e música. Pode-se comprovar isso, por exemplo, através de dados divulgados pelos principais noticiários, no qual o Brasil ocupa desde o ano de 2014, o primeiro lugar no que diz respeito ao número de cirurgias plásticas feitas ao ano. Segundo ainda esses dados, o país ultrapassou, inclusive, os Estados Unidos, que por muito tempo liderou neste quesito.
Mas, o que nem sempre a grande mídia mostra, é que os problemas da busca incansável pela beleza, apresentam inúmeros riscos aos adultos, principalmente, às mulheres, que apesar de terem conquistado seu espaço e liberdade em parte considerável do mundo, são as mais vulneráveis à essa realidade. Basta citar o processo do envelhecimento e a ideia de que as mulheres jovens ou com aparência jovial são mais belas, felizes e bem-sucedidas. Contudo, por mais que essa ideia não seja verdadeira, traz inúmeros problemas à saúde, sejam eles físicos ou psicológicos que em casos mais graves, levam à morte.
Nesse contexto, portanto, faz-se necessário um maior esclarecimento às pessoas, sobre os riscos que as cirurgias plásticas e a busca que a beleza fictícia podem gerar no ser humano e interferir no seu modo de vida. E isso pode ser feito, por exemplo, através de palestras realizadas não só em repartições públicas, mas, também privadas e campanhas que podem se estender pelos meios de comunicação, como a internet. Além disso, a educação possui papel fundamental no que diz respeito a esta problemática, na forma de ensinar as crianças desde cedo que no mundo não existe um padrão de beleza, mas cada ser humano com sua própria beleza, pois só assim, a história de pessoas da contemporaneidade, não se transformará na história de Narciso da Grécia antiga.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018