Título da Redação: Padrões de beleza na sociedade de consumo

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por Allana Tonini


A máxima cartesiana: "Penso, logo existo" foi substituída na sociedade de consumo pela: "Compro, logo existo". Ou seja, consumir passou a ser condição indispensável à existência das pessoas, assim como a base do prazer e da felicidade. Nesse contexto, além do consumo desnecessário e supérfluo, relações pessoais são volúveis e subordinadas à ditadura da beleza. Fatos estes que inibem, sem dúvida, o estabelecimento da harmonia social e precisam ser exumados da contemporaneidade.
Sob tal realidade, o narcisismo _ alusão ao grego Narciso, símbolo da adoração da beleza _ faz-se presente de forma exacerbada no dia a dia dos cidadãos comuns. Estes nunca gastaram tanto dinheiro com cosméticos, vestuário e tempo nos salões de beleza e com cirurgias plásticas como hoje e, ainda assim, continuam insatisfeitos consigo.
Nessa perspectiva, Karl marx _ consagrado sociólogo alemão _ afirmava que o ser social tende a humanizar os bens materiais. De fato, as interações pessoais foram, em sua maioria, sobrepostas por relações momentâneas, frágeis e volúveis. Assim, pessoas estão sendo tratadas como bens de consumo, ou seja, caso haja defeito descarta-se - ou até mesmo troca-se por "versões mais atualizadas".
Dessa maneira, o ensinamento de Aristóteles faz-se imprescindível na realidade consumista em que vivemos: A virtude está no meio. Ou seja, está no equilíbrio, que se torna possível quando o ser social descobre o seu valor como pessoa, porque, de fato, não são escravos dos padrões de consumo ditados na contemporaneidade. Assim, a inserção de conscientização por meio de, principalmente, veículos midiáticos como as redes sociais, é fator essencial para diminuir a ascensão de seres consumiras e desequilibrados. Dessa forma será possível o estabelecimento do progresso social e pessoal do cidadão comum.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018