Título da Redação: Padrões estéticos

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Hermes


De um lado a busca por um corpo saudável; de outo, produtos de beleza que prometem um corpo "perfeito". Homens e mulheres são, rotineiramente, apresentados a padrões de estética a serem seguidos. A ditadura da beleza apresenta-se com poder, isso, na maioria dos casos, é o principal fator para a constante busca por um corpo impecável. Nesses casos, a razão é derrotada pelo desejo de estar inserido no seleto grupo dos "belos".
Em face a essa realidade, vela ressaltar o poder de influência que a mídia exerce sobre grande parte da população. Telenovelas e programas apresentam, incessantemente, produtos e padrões de beleza que devem ser seguidos pelas pessoas. Apresenta-se, dessa forma, o conceito de indústria cultural, na qual produtos são divulgados visando apenas lucro e padronização.
Além disso, algumas doenças psicológicas em jovens e adultos podem ser causadas por essa pressão da sociedade em ter um corpo ideal. Vigorexia, bulimia e anorexia são as patologias mais frequentes relacionadas ao culto ao corpo. Um caso de grande repercussão na mídia foi o da modelo Andressa Urach, que ficou entre a vida e a morte por conta do hidrogel, substância utilizada para corrigir partes do corpo, que, no caso, foi utilizado para dar volume aos músculos. Uma característica inerente aos afetados por essas doenças é a valorização da beleza em detrimento da saúde.
Em síntese, à medida que cresce o desejo de modificar o corpo é necessário que, na mesma proporção, tenha-se cuidados com a saúde. Por isso, torna-se viável que escolas e instituições de ensino intensifiquem a abordagem sobre temas como: autoestima, saúde e aparência. E, além disso, pode-se haver por parte dos especialistas em saúde e estética, uma maior explicação, antes de cirurgias, sobre os riscos e cuidados que deve-se ter com o corpo. Haverá, assim, cidadãos mais conscientes, tanto em relação à saúde, quanto à estética.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018