Título da Redação: Padrões segregacionistas

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Guilherme S. de Oliveira


Grande parte das meninas já sonhou em ser uma supermodelo: alta, magra e com o abdômen definido. Diante desse contexto, a indústria da beleza, auxiliada pelos meios publicitários, acaba por difundir um padrão de beleza singular, que deve ser alcançado pelas mulheres a fim destas se realizarem esteticamente. No entanto, a jornada traçada até o corpo idealizado pode desencadear danos alimentares e psicológicos. Dessa maneira, o anseio pelo corpo perfeito deve ser eliminado da sociedade, de forma a desestabilizar a indústria da beleza.
Tais padrões a serem alcançados pelos jovens alienados pela mídia da beleza, implicam em sérios transtornos alimentares. Meninas insatisfeitas com seu corpo, interrompem sua alimentação, desenvolvendo um quadro conhecido com anorexia - distúrbio alimentar causado pela perda excessiva de peso. Ademais, homens inclusos nos padrões midiáticos acabam por utilizar grandes quantidades de suplementos alimentares seguidos das chamadas "bombas", que complementam a dieta com muitos sais, nutrientes e proteínas. Contudo, a utilização desses produtos pode desencadear uma série de problemas, como cálculos renais e hipertensão.
Além disso, os padrões de beleza estabelecem ciclos de segregação social entre a sociedade. Jovens não satisfeitos com seus corpos, devido ao excesso ou falta de peso, desenvolvem distúrbios psicológicos - como a depressão -, excluindo-se da sociedade estereotipada criada pela indústria da beleza.
Portanto, políticas de aceitação corporal devem ser estabelecidas entre a população. Os órgãos governamentais, juntamente com a mídia, devem desenvolver campanhas que demonstrem a pluralidade estética positivamente através de atos publicitários e palestras que atinjam o público-alvo. Ainda assim, os órgãos da saúde devem se mobilizar e intensificar o tratamento de jovens que foram afetados fisicamente e psicologicamente. Desse modo, os padrões estéticos decairão, e uma sociedade livre da segregação da beleza se estabelecerá.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018