Título da Redação: Padronizados

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por thiti


A noção do corpo perfeito nem sempre esteve presente no cotidiano do homem. Na Idade Antiga, as mulheres com sobrepeso eram consideradas mais atraentes. No Feudalismo, os cavaleiros tinham que ser fortes apenas para serem os melhores guerreiros. Atualmente, com o avanço da Indústria da Beleza e dos apelos da mídia, o corpo deixou de ser um simples cartão de visita e passou a ser tudo o que alguém tem a oferecer. Dessa forma, é importante estar atento aos malefícios que uma cultura superficial pode trazer à mente humana.
Segundo Thomas Hobbes: "o homem é lobo do próprio homem". Essa afirmação, de fato, representa o papel da Indústria da Beleza. As grandes marcas "devoram" a autonomia do indivíduo através de propagandas persuasivas e da presença de modelos ou celebridades do esporte, pois relacionam o produto vendido ao sucesso na vida profissional, esportiva e amorosa. O consumo de suplementos e substâncias que melhoram o desempenho, sem receita médica, pode levar a complicações renais e distúrbios hormonais a longo prazo. Por isso, é fundamental ficar atento aos abusos cometidos em nome da estética.
A corrente literária do Parnasianismo prima pelo preciosismo vocabular e pela perfeição formal em detrimento, muitas vezes, de um conteúdo sólido. De forma análoga, a mídia televisiva dita os padrões sociais aceitáveis e reprováveis. Os telespectadores, sobretudo os adolescentes, são altamente influenciados por ela. Muitos desenvolvem doenças, como a Anorexia e a Vigorexia. Essa influência desmedida cria uma geração cada vez mais preocupada com a aparência e cada vez mais alienada. Portanto, o risco de uma vida superficial vai muito além da própria saúde.
A busca pelo corpo perfeito, sem dúvida, é a marca do século XXI. Para amenizar essa obsessão, é essencial que o Ministério da Saúde fiscalize e controle a venda de substâncias que melhoram o desempenho, sem receita médica, em farmácias e lojas de departamento. Além disso, é necessário que o Ministério Público vete comportamentos patológicos em novelas e programas sensacionalistas, pois os jovens reproduzem aquilo que veem na televisão. Cuidar do corpo é válido apenas para ter saúde, porém cuidar da mente é investir em qualidade de vida.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018