Título da Redação: Padronizados

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Milena Goulart


A ditadura da beleza vem criando vítimas a cada ano que passa. Males como distúrbios alimentares e busca compulsiva por cirurgias plásticas são, cada vez mais comuns na sociedade atual. Lastimavelmente, Encaixar-se no padrão da moda tornou-se mais importante que sentir-se bem ou estar saudável. Por isso, medidas que visem à destruição de padrões e que estimulem a aceitação da beleza natural são necessárias.
Deparar-se com dicas de belezas, dietas milagrosas e remédios que promovem alterações corporais, em sites e revistas, é cada vez mais comum. Isso, por que, encaixar-se nos estereótipos difundidos pela mídia transformou-se em algo vital para sentir-se bem aceito e pertencente a certos grupos sociais. A busca pela beleza divulgada pela mídia tornou a exaltação da pluralidade algo obsoleto e a padronização estética o grande objetivo da maioria. Infelizmente, o maior grupo afetado por esse fenômeno é o feminino. Doenças como anorexia e bulimia tornaram-se frequentes, principalmente entre as jovens. Observa-se assim, uma sociedade maquiavélica em relação ao padrão exigido em que os fins justificam os meios pouco saudáveis de atingir a “perfeição” padronizada.
Por outro lado, engana-se quem imagina que o público masculino é alienado a esses problemas. O uso de anabolizantes e a vigorexia são males crescentes entre os homens. Ser másculo é, segundo a moda atual, ser belo. Por isso, a venda de suplementos alimentares e as chamadas “bombas” atingiram seu auge nos tempos da tal geração saúde. Todavia, ser saudável não é a primeiro objetivo dessas pessoas. Vê-se hoje uma repetição de arquétipos e a ávida tentativa de alcança-los que faz a beleza deixar seu conceito de subjetividade. Assim como as indústrias de bens, a indústria da beleza iniciou uma produção em massa de modelos predeterminados e idênticos, ignorando os próprios feitos da natureza.
Assim, para que os males da nova concepção de beleza sejam amenizados ou mesmo destruídos é imprescindível a colaboração do Estado e de setores da saúde e educação na conscientização social. Palestras e grupos de discussão sobre a aceitação e admiração da pluralidade, dentro das escolas são meios de diminuir a insegurança de jovens e adolescentes e evitar que as doenças antes citadas os atinjam. É imprescindível a disponibilidade, pelo SUS, do tratamento desses males por psicólogos e médicos. Além disso, campanhas publicitárias, planejadas pelo governo, sobre a beleza da diversidade podem contribuir com a desconstrução do pensamento estético massificado atual.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018