Título da Redação: Patrimônio e liberdade

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Muitas pesquisas do corpo humano são realizadas constantemente com os avanços da tecnologia medicinal em que os resultados mostraram ao mundo uma nova concepção do corpo humano em âmbito tanto físico quanto psicológico. A nova noção do corpo humano envolveu principalmente na mudança da maneira de pensar que resultou na liberdade de cada indivíduo em ser o dono do próprio corpo e ter a liberdade de fazer o que quiser com ele, sem ser julgado pela sua escolha. Porém desse fato, o capital interfere nas concepções corporais na qual engloba a beleza e um modelo padrão para a sociedade de como se portar para estar na moda. A cultura brasileira passou a ser influenciada ao novo padrão corporal que consequentemente interferiu na atual legislação no sentido de regulamentar as leis para a maior aceitação desse novo modelo corpóreo.
Tempos atrás, o sinônimo de beleza era estar bem corpulento e atualmente ter o corpo franzino é o ideal. Esses fatos são os modelos padrões corpóreos de cada época em que respectivamente cada uma influenciava a sociedade a se portar de uma maneira; era o patrimônio de cada um. Essa definição é comprovada no conceito de Durkheim chamada (fato social) em que consiste nas maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem poder de coerção sobre o indivíduo. Isso foi visto na segunda geração romântica brasileira na qual idealiza o corpo da mulher tendo Álvares de Azevedo como um dos grandes escritores dessa modalidade literária.
Sobretudo o capital esteve presente como forma de moldar esse padrão que favorecesse principalmente as indústrias farmacêuticas e as redes hospitalares especializadas em cirurgias plásticas para conseguirem lucrar com a moda atual. Esse lucro provém das vendas de próteses, suplementos e remédios principalmente voltados para emagrecer. Esse ganho constante é dado pela influencia da mídia com destaque as novelas, séries e filmes na quais atores são apresentados de determinada maneira para influenciarem aos espectadores a copiarem a ideia. O público-alvo está mais voltado para a juventude, e que já mostrou no Brasil o poder dessa influencia que interferiu até mesmo no caráter juvenil na qual se criou uma índole de que não há limites ou padrões para o corpo humano e sim fato de que cada um tem o direito de querer ter o corpo como quiser.
Diante disso com o objetivo de conscientizar nacionalmente juventude brasileira sobre tal influencia da mídia e impedir que a mesma possa se incumbir o seu direito de livre escolha, cabe ao Ministério da Educação regulamentar que as escolas realizem palestras voltadas a esse assunto. Visto que a saúde dos cidadãos brasileiros está em jogo quando se refere à mudança corporal e aos riscos que podem ocorrer, o Ministério da Saúde deve promover divulgação nas redes de comunicação sobre os riscos e as prevenções que a sociedade deve estar atenta quando realizarem cirurgias plásticas. A saber, de que o consumo abusivo de remédios pelo indivíduo podem causar efeitos contraditórios e que afetem a saúde a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deve regulamentar o uso desses remédios por parte da sociedade e também na sua fabricação. Tudo isso é necessário para que a cultura brasileira tenha liberdade em seu patrimônio.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018