Título da Redação: Pluralidade da beleza: o único padrão

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Cássia Silva


Pílulas, dietas “malucas”, alisamentos e cirurgias plásticas são exemplos de procedimentos realizados pelas pessoas, com a finalidade de atingir um padrão perfeito de beleza. No entanto, tentar alcança-lo vem trazendo problemas graves para a sociedade.
Segundo dados dos Isaps (sociedade internacional de cirurgia plástica estética) vinte e três milhões de cirurgias foram realizadas no ano de dois mil e treze. Isso revela como a população, ainda segue parâmetros sobre aparência. Além disso, podemos observar a existência de uma enorme cobrança para atingir certo status, no qual fez o ser humano ignora quaisquer riscos que esses procedimentos podem trazer a saúde.
Também, é valido destacar que o mesmo modelo vem tornando-se um ensinamento, onde as propagandas e produtos remetem as regras deste. Um exemplo disso são os cosméticos que atualmente pregam cada vez mais fenótipos de corpo magro, rosto simétrico e pele perfeita nos seus anúncios. Assim, divulgam a ideia de que todos precisão deles para atingir a fama, ou simplesmente ser belo. Com isso, até as crianças viraram alvo já que são induzidas a acreditar que ter cabelo liso, olhos claros, usar maquiagem é o que a farão lindas. Desse modo, chegam à adolescência já motivadas a alcançar tais objetivos, mesmo que para isso desenvolvam doenças como anorexia e bulimia.
Fica claro, portanto, que esse mecanismo gera efeitos ruins na comunidade. Dessa maneira, um grande avanço deve surgir a partir das escolas. Onde as mesmas, podem promover debates com os alunos. E depois realizar campanhas com palestras, cartazes junto com a família, para que adultos e jovens desenvolvam uma mente saudável em relação a seus físicos. O governo deve fiscalizar a publicidade ligada às mercadorias desse paradigma, com isso, as pessoas seriam menos influenciadas pela mídia. Então, passaremos a viver em uma sociedade onde a pluralidade da beleza será o único padrão.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018