Título da Redação: Pluralidade humana

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por Cassiano C.


Em analogia ao Parnasianismo, escola literária que busca essencialmente a estética textual, está a sociedade contemporânea, que vem implantando cada vez mais padrões estéticos. No entanto, por muitos desses modelos serem inatingíveis pela diversidade humana, é natural que ocorram danos - físicos e psicológicos - aos que buscam sedentamente tais medidas.
Essa padronização da beleza causa segregação aos que não a seguem. Tal exclusão tem motivado pessoas a desejarem alguma forma que as faça sentirem-se incluídas nesse modelo. Entre as opções encontradas por esses indivíduos estão dietas pobres nutricionalmente, que fragilizam a saúde e podem causar problemas como a hipovitaminose (carência excessiva de vitaminas) e cirurgias com riscos de vida. Exemplo dessa incansável busca é a modelo Andressa Urach, que depois de várias cirurgias, passou por sérios riscos de vida.
A pluralidade das formas humanas é o fator natural decisivo que torna essa padronização algo inatingível. Os que acreditam conseguir atingir tal padrão, podem acabar sofrendo problemas psicológicos, como depressão, por não conseguirem atingi-lôs. Tal busca pode chegar a um nível extremo e desenvolver doenças gravíssimas como anorexia, pessoas com essa doença tem medo excessivo de ganhar peso e sentem-se obesas mesmo estando em seu peso ideal. Essa doença é extremamente grave, e, em casos mais graves, pode levar à morte.
Por ser um problema grave e de grande risco aos indivíduos, é necessária uma atenção social. Cabe ao Poder Executivo, disponibilizar profissionais de amparo moral, como psicólogos e psiquiatras, para tentar amenizar psicologicamente as imposições dessa sociedade e seus respectivos efeitos. Cabe também à mídia tentar diversificar seus modelos e atores, colocando pessoas das mais variadas formas, a fim de quebrar essa regra existente, para que a sociedade se conscientize de que somos humanos e plurais, e que, como diz a filosofia, nunca haverá uma forma exata do que é belo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018