Título da Redação: Quem está no controle?

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Fernando Jefferson


O poder midiático foi mostrado por inúmeras vezes na história da humanidade. A propaganda nazista de guerra comandada por Hitler que mergulhou a Europa na 2° guerra mundial merece especial destaque pelo fato de ter convencido uma nação inteira a achar-se no direito de expandir sua fronteiras e dominar outros povos por causa de sua dita superioridade étnica e cultural. Essa poderosa tecnologia moderna continua a causar impactos, dessa vez, impondo um padrão de beleza a ser seguido pela sociedade.
As vítimas mais notórias desse modelo estético ideal montado pela desregrada indústria são as mulheres, tendo em vista a sua natureza feminina de buscar a beleza. Por isso, elas são mais visadas e acabam sendo dissuadidas de que a forma física perfeita não é nem a delas, nem a da vizinha ao lado, mas aquela difundida pelos grandes meios de comunicação que trabalham a serviço do capital almejado pelas empresas capitalistas. O resultado é a alteração da personalidade individual e a perda do espirito crítico de nossas mulheres.
Por essa razão, devemos blindar a sociedade dessa influência maléfica. Para tanto, devemos usar a própria televisão, internet, jornais, revistas, dentre outras ferramentas que foram utilizadas para desvalorizar a "beleza individual" para, dessa vez, promover campanhas de conscientização sobre o culto à "estética interior e singular" de cada pessoa da sociedade.
Fica evidente, portanto, que os proprietários das megaempresas de, por exemplo, cosméticos, roupas, calçados e emissoras de tv têm grande responsabilidade pelo problema social exposto, uma vez que podem criar, modificar e disseminar um paradigma de beleza a serviço de seus interesses econômicos em prejuízo do consumidor. Visando reverter essa realidade, além das medidas mencionadas, devemos também maximizar os investimentos na educação de nossas crianças na esperança de formarmos cidadãos dotados de autorreflexão e não alienados. Se conseguirmos, tomaremos o status de controlador que hoje pertence aos padrões estéticos divulgados pela mídia.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018