Título da Redação: Questionando o padrão de beleza pré-estabelecido pela mídia

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Anderson Soares Abrantes


A nossa sociedade atual tem sido muito influenciada pela mídia e pela moda, através dos meios de comunicação, no que se refere à padrão de beleza.
Este padrão é pré-estabelecido e atende aos interesses do mercado e da indústria da beleza. Além disso, não leva em conta a saúde física e psicológica das pessoas que se submetem a perseguí-lo e tentar alcancá-lo para, dessa forma, ter um corpo supostamente “perfeito” e aceitação da sociedade. O resultado disso tudo é um mercado da beleza em crescimento, enquanto que muitas pessoas adoecem, e até mesmo morrem, por doenças, como bulimia, anorexia e depressão, entre outras, provenientes da busca deste padrão de beleza que, além de autodestrutivo, é praticamente inalcançável.
Devemos compreender que, conceituar o que de fato é belo não é algo tão simples assim. O que hoje é considerado belo, amanhã pode ser considerado como ridículo ou feio, da mesma forma que consideramos muitas coisas do passado ridículas ou feias em nossos dias atuais, mas que em sua época eram sinônimo de elegância ou beleza. Diante disso, vale a pena se sacrificar por este padrão de beleza agressivo e desumano de nossos dias atuais, que nada mais é do que uma invenção transitória para atender aos interesses do mercado e da indústria de moda e beleza? E ainda, padrão de beleza é algo relativo, o que pode ser belo para uma pessoa pode não ser para outra, de modo que o conceito de belo é algo muito subjetivo. Seria ideal se cada pessoa tivesse a sua própria concepção de belo e o buscasse, sem se deixar influenciar por agentes externos a si.
Diante da influência da mídia, é necessário conscientizar as pessoas, principalmente os mais jovens, quanto aos inúmeros malefícios provocados por este padrão de beleza tão divuldado em nossos dias. A escola e a família são duas ferramentas preciosas para se combater esse mal, e isto pode ser feito por meio de palestras, por exemplo, para orientar os indivíduos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018