Título da Redação: Reconhecimento das particularidades

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Bia Mendes


Do Antigo Egito ao Renascimento, dos Anos de ouro de Hollywood ao século XXI, os padrões de beleza permaneceram presentes na sociedade, porém de forma distinta em determinadas épocas e locais. As justificativas para a escolha de um estereótipo, normalmente está relacionado aos benefícios que certa característica pode proporcionar a uma classe social e com isso a massa populacional é incitada a se espelhar em uma minoria. Portanto, como poucas pessoas conseguem alcançar esse modelo ideal e acabam se frustrando, o melhor caminho seria cada um reconhecer e valorizar suas particularidades.
Os protótipos a serem seguidos permanecem em constante mutação com o decorrer dos anos. No continente africano,há 1292 a.C,eram valorizadas as mulheres com ombros estreitos,cintura alta e rosto simétrico.Já na Renascença Italiana,aquelas com sobrepeso tinham orgulho do próprio corpo e algumas até exibiam para os artistas que pintavam belos quadros com as respectivas imagens.Na década de 50,Marylin Monroe deixou a marca registrada com suas curvas e cintura fina.Atualmente,com a chamada “Beleza pós-moderna”,a referência são as moças magras, com seios volumosos,assim como a parte posterior.Entre uma geração e outra,as mudanças permanecem, enquanto parte da sociedade faz de tudo para se adequar ao padrão.
Cada época citada houve um motivo pelo qual tal tendência foi imposta. Alguns casos foram para propor facilidade para a gestação, em outros foi devido à dificuldade para obter o alimento, portanto aqueles que possuíam maior massa corporal eram considerados avantajados. A proposta atual está relacionada à necessidade de venda.Todos os dias surgem novos medicamentos para perder peso,propondo milagrosos resultados,o consumo de cosméticos é crescente,o número de academias existentes vem aumentando. Além disso, muitas pessoas estão recorrendo às cirurgias plásticas. Com esse “mercado da beleza” em ascensão, a quantidade de indivíduos com insatisfação física é gradativo.
Lutar pela inexistência dos padrões é em vão, pois há setores da sociedade sendo privilegiados com isso. O esforço,deverá ser concentrado na valorização das próprias características.Uma das propostas para alcançar este objetivo é transmitir essa ideia por meio de campanhas publicitárias de marcas de produtos cosméticos,por exemplo.Estampar em catálogos de roupas modelos de diferentes idades,tamanhos,raças e aparências.Com isso,reconhecendo nossas particularidades,certamente encontraremos um Botticelli para pintar-nos como Venus,estonteante com sua cintura larga e olhar misterioso.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018