Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


A sociedade impõe padrão de beleza, e isso afeta, diretamente, o modo de vida da população. O culto ao corpo, desvinculado à saúde, está em ascendência, gerando obsessões, transtornos físicos e psicológicos, apenas para se igualarem ao padrão imposto.
Ao contrário do que muitos acreditam, desde o passado há padrão de beleza imposto pela sociedade, no Renascimento, por exemplo, o belo era ter peso acima do “normal”, se comparado à atualidade. Contudo, após a Segunda Guerra Mundial, o assunto se intensificou, as indústrias passaram a investir mais nesse setor, visto que obtém lucro fácil, e a mídia, logo depois, passou a influenciar, por meio das redes sociais e da televisão, a adesão à ditadura da beleza, contribuindo para o consumo de produtos e de serviços, o que o modo capitalista da contemporaneidade, também, influencia. Porém, o culto à forma do corpo ultrapassa os limites da saúde, uma vez que, observa-se o quantitativo elevado de cirurgias estéticas, muitas vezes, sem necessidade, colocando a própria vida em risco. Além disso, aumentou o uso de remédios “milagrosos”, com promessas de emagrecimento rápido, sem levar em consideração o funcionamento saudável do organismo.
Outra preocupação constante, são as consequências psicológicas no indivíduo que não se vê encaixado na regra do que é belo. Transtornos alimentares, como a bulimia e a anorexia, podem levar à morte, somando-se à depressão, que tem como principal causa, normalmente, a insatisfação com a imagem exterior, seja pelo cabelo, por não ter a roupa da moda ou pela cor da pele.
Portanto, nota-se a existência de padrão de beleza na sociedade, sendo imprescindível que a mídia desconstrua esse conceito, exibindo, nas novelas e propagandas, diferentes tipos de cabelo, de corpo e de cor de pele, mostrando que cada um possui a sua personalidade e a sua elegância. Ainda convém lembrar que, é importante que a OMS, Organização Mundial da Saúde, estabeleça, e cumpra, critérios para a realização de procedimentos cirúrgicos estéticos, a fim de diminuir a quantidade, caso não haja necessidade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018