Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 2 anos por Kiko Brito


Segundo o filósofo Nietzsche, nada é mais seguro do que ser igual a todo mundo. Nesse contexto, um padrão de beleza promete às pessoas mais confiança. No entanto, a busca pelo corpo perfeito segundo esse padrão vem se mostrando cada vez mais prejudicial à nossa sociedade, uma vez que até mesmo a própria saúde está sendo deixada de lado em função da estética.
A preocupação exacerbada com a beleza faz aumentar exponencialmente o número de pessoas que cometem loucuras para se encaixarem em tal padrão. Prova disso são os inúmeros acessos que blogs recebem ao ensinarem adolescentes a como se tornarem, supostamente, mais belas com práticas que levam à anorexia. Além disso, segundo a revista Veja, o Brasil, em 2013, ultrapassando até mesmo os EUA, agora lidera o ranking mundial de cirurgias plásticas com fins estéticos, isto é, submete-se cada vez mais a procedimentos invasivos, dolorosos e caros.
Contudo, o desejo narcísico de nos sentirmos amados, inseridos e bem integrados em sociedade junto a perniciosa exploração de tal desejo, por parte da indústria da beleza, impede o fim desses problemas. De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, esse desejo como um fato social é algo exterior ao indivíduo e dotado de um poder coercitivo, assim, as pessoas, agindo inconscientemente, fazem de tudo para se igualarem ao padrão, tornando-se todas iguais e compensando toda a insegurança e medo de não se encaixar em um determinado grupo.
Portanto, são necessárias intervenções que visem controlar esse problema. Logo, o Ministério da Saúde deve exibir comercias em TV aberta, apresentados por pessoas influentes da mídia, abordando sobre as consequências provocadas pela busca compulsiva pelo modelo sublime de beleza, pois assim grande parte da população será efetivamente conscientizada sobre os reais danos possíveis. Ademais, as escolas devem promover o olhar crítico acerca do conceito de beleza por meio de palestras, pois cada pessoa tem uma beleza única, e devem ser aceitas como são. Se cuidar faz parte da natureza humana, mas não chegar ao ponto de se deixar escravizar por isso, pois, com afirmou o filósofo Aristóteles, a virtude humana está na justa medida, isto é, no mais longe possível dos extremos viciosos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018