Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


Desde o fim da Guerra Fria, na década de 1990, o capitalismo predomina como modelo econômico. Sendo assim, este, estimula diversas indústrias, inclusive a da beleza, que por sua vez, impõe um padrão de beleza inalcançável. Dessa forma, o padrão de beleza é efêmero, isto é, temporário. Enquanto que no século XXI, sinônimo de beleza é ser alta e magra, na época da Renascença, o padrão era ser "gordinha", pois demonstrava riqueza e fartura. Dessa maneira, seguir a ditadura da beleza é algo utópico, pois esta varia com o tempo.
Atualmente, se tornou comum encontrar dietas "milagrosas" nas revistas, na Internet, e até mesmo na televisão. O objetivo desses regimes é o emagrecimento rápido, sem considerar os riscos para a saúde. Sendo assim, muitas pessoas acabam, consequentemente, desenvolvendo doenças, como a anorexia e a bulimia. Assim sendo, a ditadura da beleza não reconhece que a concepção do que é belo é algo individual, variando de um indivíduo para outro. No entanto, a padronização da magreza como algo bonito, é apenas uma estratégia da indústria da moda para valorizar mais a roupa e, por consequência, vender mais.
Por conseguinte, o padrão imposto afeta tanto mulheres quanto homens. Este último, por sua vez, está cada vez mais à procura por um corpo musculoso, pois este é o atual padrão masculino. Assim, se tornou comum divulgar os resultados da academia nas redes sociais , pois é uma maneira de oferecer uma satisfação a sociedade. Desse modo, a mídia contribui na propagação do padrão de beleza, exibindo corpos perfeitos e incentivando a população a seguir o ilusório padrão. É notável que, apesar de ser irracional, a atual concepção de beleza é seguida e imposta por boa parte da população. Um exemplo disso, é o bullying( preconceito ) contra pessoas que estão acima do peso, ou seja, que não seguem o padrão. Desse modo, é perceptível que, a ditadura da beleza está enraizada na cultura brasileira, mesmo sendo explícito que esse padrão é apenas um meio para as pessoas consumirem mais.
Em suma, para que a população valorize a beleza natural e não siga cegamente o padrão imposto é necessário que o Estado desenvolva projetos nacionais de reconhecimento da diversidade, bem como, criar campanhas publicitárias com o intuito de extinguir a ditadura da beleza. Faz-se necessário também, o uso de palestras em escolas, como meio de informar as crianças e adolescentes que não é preciso seguir o padrão de beleza para ser aceito na sociedade. Ademais, é de fundamental importância, o tratamento e a prevenção de doenças físicas e psicológicas, causadas pela obsessão de ter um corpo magro. Sendo assim, para que o padrão de beleza se torne somente "marketing" e não uma realidade, é essencial que o Ministério da Saúde e o da Educação trabalhem juntos para erradicar os efeitos da ditadura da beleza, principalmente, o preconceito contra quem não a segue. Sendo assim, como dizia Paulo Autran: "Todo preconceito é fruto da burrice, da ignorância, e qualquer atividade cultural contra preconceito é válida".

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018