Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Os padrões de beleza impostos pela sociedade não se restringem apenas aos dias atuais. O desejo do corpo perfeito sempre esteve presente. Na antiguidade, por exemplo, os greco-romanos já buscavam atingir um "padrão de beleza" ideal. No entanto, hoje em dias as pessoas buscam se encaixar de acordo com o que a indústria de beleza propõe e, sem se preocuparem com as consequências, esquecem-se do equilíbrio e do bom senso para atingir o corpo tão sonhado.
Segundo o filósofo Nietzsche, "Nada é mais seguro do que ser igual a todo mundo". Nesse contexto, um padrão de beleza promete às pessoas um sentimento de "coesão social" e, sobretudo, a sensação de que não serão julgadas inferiores. Todavia, é válido destacar que para se adequarem aos moldes estabelecidos, os vaidosos se submetem muitas vezes a procedimentos que põem em risco as suas vidas. Um exemplo disso, foi o que ocorreu com a modelo Andressa Urach que, após ter uma complicação em um procedimento estético, chegou muito perto de ir a óbito.
Já dizia Steve Jobs, "As pessoas não sabem o que querem, até que mostramos a elas". Sendo assim, percebe-se que a mídia tem um poder exorbitante de influenciar e, principalmente, alienar as pessoas, impondo um modo de vida que satisfaça as exigências das indústrias do segmento estético. Uma prova disso, é que segundo a ISTOÉ, nas terras tupiniquins são onde se realizam mais cirurgias plásticas estéticas, se comparadas aos outros países.
Portanto, é necessário que haja, sobretudo, uma conscientização da população, estimulada pelas ONGs, para que a sociedade seja mais crítica em relação ao que é propagado pelas grandes corporações, através da mídia. Além disso, é necessário que o Estado crie agências reguladoras, para que a mídia não opere de modo soberano . As escolas, juntamente com as famílias, devem promover atividades que objetivem valorizar a diversidade cultural e liberdade individual, ensinando às crianças a se valorizarem e se aceitarem da forma que são. Desse modo, a segurança deixaria de estar na igualdade e passaria a estar na liberdade individual. Pois como diria Jean Paul Sartre, "Estamos condenados a ser livres".

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018