Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


Ao analisar os padrões de beleza existentes na sociedade, é possível afirmar que o culto ao corpo perfeito é recorrente na humanidade, ocorrendo desde as manifestações artísticas da Grécia Antiga. Porém, essa busca pelo corpo ideal pode ocasionar problemas à saúde dos indivíduos se não for acompanhado por uma equipe médica especialista no assunto.
O grande causador dessa necessidade de se ter o corpo perfeito é a mídia, que por meio da publicidade impulsiona na mente da população a ideia de beleza padronizada. Esse padrão estético é representado pela magreza das mulheres e a definição dos músculos dos homens. Desde a infância, as crianças têm a concepção de que é preciso ter um corpo escultural pra ser bonito. Consequentemente, as pessoas buscam, a todo custo, meios alternativos para agradar os padrões da sociedade, tendo em vista que não estão satisfeitos com a sua atual concepção corporal, como os casos de compulsão alimentar, em que, majoritariamente, as meninas sofrem com anorexia e bulimia em busca de uma magreza utópica.
Além disso, esses meios, se em desacordo com recomendações médicas, podem representar ricos altíssimos à saúde. Por exemplo, os anabolizantes, que tem presença constante nas academias do país. Rotineiramente, é noticiado que jovens tem problemas de saúde devido ao uso desse estimulador muscular, causando, em alguns casos, a morte do usuário. Mas, isso não é problema para muitos que, mesmo sabendo dos riscos, fazem uso dos anabolizantes para atingir um corpo ideal, do ponto de vista externo, já que a saúde dos usuários sofre muito com esse tipo de droga. Ademais, existem as cirurgias plásticas, que são alternativas viáveis em casos de mudanças físicas após acidentes ou na necessidade de melhorar a autoestima do individuo. Entretanto, os problemas aparecem quando essas alterações no corpo se tornam vícios, e como qualquer outro vício, levam as pessoas ao exagero e, consequentemente, problemas à saúde. Ainda mais, em casos em que o paciente busca clínicas clandestinas, tendo em vista a necessidade de um valor mais acessível.
Portanto, é preciso que se faça um trabalho de mudança de pensamento nos jovens do país, com propagandas nas grandes mídias, coordenadas pelo Governo Federal, para alertar os riscos de medidas abruptas nas busca do corpo ideal. Além disso, nas escolas, as aulas de Educação Física, precisam passar aos estudantes a ideia de que estética está ligada a saúde e não aos modelos apresentados pelas grandes multinacionais. Por fim, os governos municipais devem investir nas alternativas de proporcionar esportes, construindo quadras poliesportivas e centros de ginástica ao ar livre. Assim, se desenvolverá uma sociedade mais consciente e saudável.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018