Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


A existência de arquétipos de beleza no mundo sempre existiu e passou, no decorrer da história, por adaptações aos modelos culturais das sociedades vigentes. No entanto, tais referências estéticas adquiriram, na contemporaneidade, contortos preocupantes e reações patológicas.
É importante pontuar, inicialmente, que a mídia exerce papel fundamental na instauração de um padrão idealizado (eurocêntrico, em geral) a ser seguido. Tal processo é usado como mecanismo ideológico para impulsionar a venda daquilo que, teoricamente, ajuda no ingresso ao estereótipo.
Como consequência, tem-se a insatisfação generalizada e a busca desenfreada por adequação social. Nesse contexto, cresce a busca por dietas extremas -muitas das quais não possuem base científica-, a prática de cirurgias estéticas em clínicas clandestinas e o uso abusivo de medicamentos sem acompanhamento profissional. Por sua vez, o biótipo individual é rejeitado, ocasionando, comumente, transtornos psíquicos.
É imprescindível, portanto, que o Estado exija o acompanhamento nutricional e psicológico obrigatórios nas escolas, como ferramenta de auxílio ao jovem. Além disso, é fundamental que campanhas publicitárias abordem o tema da diversidade brasileira, e valorizem nossa identidade multiétnica por meio da representatividade nas suas escolhas. Dessa forma, é possível vislumbrar uma sociedade emponderada e não mais vulnerável à imposição social do conceito de beleza.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018