Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


Um dos problemas enfrentados hodiernamente é os padrões de beleza impostos pela sociedade. De acordo com o sociólogo Adorno "a mídia é manipuladora de massas, o que impede a formação de autônomos" o que provoca uma reflexão, de forma negativa, sobre a dimensão que a mídia pode causar.
Atualmente o conceito de mulher dona de casa, mãe e esposa mudou, além delas serem isso tudo, também trabalham e se arrumam por consequência da sociedade, que exige que se cuidem e andem sempre bem arrumadas. Porém, essa exigência é imposta pela mídia ao mostrar que beleza existe apenas em modelos magras e altas. Como resultado, essas mulheres se cobram de forma exagerada para atingir esse padrão, o que prejudica a saúde psicológica e física.
É inegável que a questão do preconceito esteja entre as causas do problema. De acordo com o filósofo Aristóteles, a base da sociedade é a justiça para que se obtenha ordem. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, o padrão de beleza imposto rompe com essa harmonia. Pois não se tem justiça social ao segregar um grupo de pessoas pelo fato de que vestem uma numeração maior que 36 ou 38, porque não seguem o estereótipo que a mídia mostra, o que caracteriza a gordofobia.
Com isso, nota-se que os problemas podem ser diversos, como o surgimento da depressão que pode aumentar o peso e o risco de saúde, devido ao índice de massa corporal (IMC) elevado, o que gera doenças cardíacas, diabetes e câncer. Ou, as mulheres que desejam alcançar "o corpo perfeito" e acabam se tornando bulímicas ou anoréxicas.
Portanto, medidas são necessárias para atenuar o problema, que pode ser por meio da veiculação de campanhas nacionais junto às emissoras abertas de televisão, que visem a inclusão de diferentes estereótipo nas novelas e revistas com o intuito de extinguir esse padrão. Ademais, torna-se necessário a formulação das leis pelo Poder Legislativo, com a finalidade de dificultar a inserção de propagandas persuasivas, além de multar as empresas que utilizam modelos abaixo do peso em suas campanhas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018