Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


A sociedade contemporânea é marcada pelo culto ao corpo magro, sendo fortemente influenciada pelos meios de comunicações em massa, como a tevê e a internet. Contudo, a busca pelo corpo perfeito, no século XXI, levou as pessoas a recorrerem por cirurgias plásticas e por dietas rigorosas, a fim de satisfazerem o padrão institucionalizado e, por muitas vezes, sem a devida preocupação com a própria saúde.
Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (Isaps), o Brasil, em 2015, ocupou o segundo lugar no ranking dos países que realizam mais cirurgias plásticas a nível global. Vê-se que essas cirurgias ocorrem em maior proporção entre os adolescentes, inclusive em sua fase de crescimento, a partir dos 14 anos. Além disso, muitos desses utilizam indiscriminadamente esteroides anabolizantes com o intuito de atingir um modelo de corpo admirável perante seu grupo de amigos, principalmente entre homens. Entretanto, esquecem-se de que o uso excessivo de hormônios traz risco à saúde e efeitos indesejados, a exemplo de um possível ataque cardíaco e aparecimento de acnes pelo corpo.
Somando-se a isso, nota-se que os transtornos alimentares são frequentes dentro do grupo das pessoas que visam atingir o modelo aceitável na sociedade. A bulimia e a anorexia são os distúrbios mais comuns, constantemente encontrados entre as meninas adolescentes. Muitas delas, ao acharem que não se encaixam em seu grupo devido à sua forma corporal, encontram uma saída regurgitando a comida, após uma compulsão alimentar, ou diminuindo a ingestão de alimentos diariamente.
Percebe-se, portanto, a necessidade da preocupação com a saúde em primeiro plano, desvinculando-se de padrões estéticos. Para isso, é preciso que a mídia dê visibilidade também aos indivíduos que não são enquadrados no padrão contemporâneo. Ademais, é imprescindível o acompanhamento médico e o controle familiar para a realização de quaisquer cirurgias plásticas ou ingestão de remédios na juventude, tendo em vista o bem-estar vital. Também é válida a promoção de palestras conscientizadoras com psicólogos por parte do Estado. Assim, espera-se o desenvolvimento de uma sociedade saudável sem imposição de estereótipos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018