Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 2 anos por Thiago Picco


Fez-se inerente à contemporaneidade da sociedade, em virtude do fundamentalismo religioso de certas nações e de estereótipos fomentados pela mídia, a disseminação de ideologias referentes à existência de características físicas e comportamentais que seriam ideais para o pleno desenvolvimento cultural e socioeconômico. Na carta de Pero Vaz de Caminha enviada à corte portuguesa durante a colonização do Brasil, por exemplo, é evidente a incompreensão do europeu “civilizado” com a cultura e religião pagã indígena, a qual culminou em um etnocentrismo e, por conseguinte no genocídio da população nativa. Desse modo, para que se evitem atrocidades de cunho discriminatório na coletividade hodierna, são necessárias medidas por órgãos estatais e internacionais que objetivem o decremento das discriminações étnico-culturais.
No Oriente Médio, atualmente, em decorrência do jihad (guerra santa) e da sharia (conjunto de diretrizes islâmicas), diversos grupos extremistas – Daesh, Boku Haram e Hezbollah – abalam a paz de vários países, já que acreditam que por meio de conflitos que visam a desocidentalização da região, decorrerá a prosperidade do islamismo. Por outro lado, esses imbróglios faz com que um imenso contingente populacional busque asilo em países integrantes da União Europeia. Assim, a chegada de refugiados à Europa provoca uma grave crise humanitária, visto que desencadeia atitudes xenofóbicas e segregacionistas – o governo húngaro construiu barreiras que restringem a entrada de imigrantes, alegando ser uma medida que defenda a cultura de seu país; na Alemanha, o grupo Pegida (Patriotas Europeus contra a Islamização do Ocidente) realizou diversas manifestações anti-imigrantes.
Ademias, nas últimas décadas, as indústrias da beleza têm utilizado os adventos da Revolução Técnico-científica (recursos midiáticos e rápida disseminação de informação) para fomentar estereótipos de corpo e comportamento ideal no corpo civil. Desse forma, a demanda de cosméticos e tratamentos estéticas cresceu de maneira vertiginosa. Todavia, de maneira paradoxal, a taxa de suicídio e de bullying na sociedade é cada vez maior, já que milhares de pessoas, por restrições genéticas ou financeiras, não conseguem acompanhar os padrões estipulados. Consoante a OMS – Organização Mundial da Saúde – o número de suicídios anual é superior a 800 mil.
Nesse contexto, infere-se que o preconceito sociocultural em conjunto com os padrões de beleza e sociedade são as principais causas de imbróglios na hodiernidade. Assim sendo, faz-se necessários que os governos locais instruam e conscientizem a população, em especial as crianças, quanto as diferenças étnicas, culturais e ideológicas, por intermédio de campanhas midiáticas e com palestras, debates e a confecção de um material didático para a educação de crianças e jovens. Outrossim, é de encargo dos órgãos internacionais de intervir politicamente e militarmente em regiões em que os direitos humanos estejam sendo infligidos. Por fim, a União Europeia, deve dar assistência e acolher os refugiados, uma vez que a maioria dos países integrantes do bloco está passando por crises demográficas e tal contingente poderá auxiliar nas economias locais.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018