Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 2 anos por David Rodrigues


Leonardo da Vinci, através da obra Homem Vitruviano, demonstrou quais seriam as proporções ideais de um homem adulto estabelecendo um modelo estético. Outrossim, hodiernamente, a indústria de consumo, ladeada por uma congregação social na qual os participantes possuem inclinação a uma ditadura da beleza, exorta um padrão do belo, no qual os indivíduos têm dificuldade em impor limites, gerando, por conseguinte, sérios danos à sua saúde física e mental.
Segundo o IBGE, em 2015, o Brasil tornou-se a segunda nação que mais realiza procedimentos estéticos no mundo. Isocronicamente, possui 50% da sua população com obesidade. Esses dados ratificam o fato de que o país, assim como a tendência mundial, possui um ambiente propício para uma ditadura da beleza, que consiste, de antemão, em uma indústria que, por meio de cirurgias plásticas, cosméticos e revistas especializadas em perda de peso, fomenta na população o desejo de tornar-se semelhante a um arquétipo que julgam correto, que funciona, ademais, como um agente ressocializador, integrando-as ao âmbito social.
Na química, os gases nobres possuem uma estabilidade eletrônica que funciona como modelo para os demais átomos, com efeito, os demais buscam, através de ligações, igualarem-se a esse padrão. Igualmente, as pessoas têm feito o mesmo no que tange padrão estético de beleza, o que traz consequências graves à sua saúde como anorexia, bulimia e uma deterioração corporal por consequência de cirurgias plásticas, as quais têm se tornado cada mais mais comum. Em 2014, por exemplo, a modelo Andressa Ürach teve sérias complicações clínicas ao realizar uso imprudente de hidrogel.
Destarte, o padrão de beleza promovido pela indústria de consumo sintetiza no círculo social uma referência de beleza. Portanto, torna-se mister que a ONU, por meio de suas secretarias, crie canais de diálogo, difundindo informações sobre a estética, através de jornais, revistas, televisão e rádio, chegando, principalmente, nos locais mais afastados. Idem, a educação tem um papel fundamental, logo, as escolas devem trabalhar, por intermédio de atividades colaborativas extraclasse, a importância da identidade individual de beleza em feiras, por exemplo, aproximando especialistas ao público, instigando nas pessoas um cognitivo mais responsável em relação ao tema.
Duas dúvidas: 1- Na conclusão, é melhor usar o subjuntivo, ou “impor” de forma mais concisa a proposta de intervenção? por ex.: “as escolas DEVEM trabalhar, a mídia PRECISA…
2- Usar uma área de conhecimento para contextualizar e outra em um dos parágrafos de desenvolvimento é suficiente?

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018