Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Na Grécia Antiga, o conceito de belo tem sua definição diferenciada, de acordo com cada filósofo, de maneira que para Kant “ser belo é tudo quanto agrada desinteressadamente”, afirmando que a beleza provém da visão de cada um. Dessa forma, sendo uma vertente presente até o século XIX, o padrão de beleza e estético incentiva as pessoas a buscarem corpos idealizados, tendo como características o papel da mídia e os riscos à própria saúde.
Em primeiro lugar, a continuação dessa temática, inicialmente, caminha para o meio publicitário. Uma vez que os meios midiáticos elevam os desejos dos indivíduos, enaltecem imagens e padronizam corpos. Visto que, por tratar-se de um campo de influência, aqueles que se veem fora dos padrões mostrados, sentem-se inadequados por não serem simétricos aos outros. Assim, sujeitando os mesmos a se aventurarem em busca de uma forma física ideal.
Com isso, o acentuamento desses modelos corporais ressalta também os riscos à saúde. Segundo Max Weber, “ações afetivas são impulsivas e tendem a ter consequências radicais” assim, a busca pelo corpo ideal induz às pessoas a recorrer a clínicas estéticas para realizarem procedimentos cirúrgicos, o que eleva os riscos à saúde. Prova disso, foi o ocorrido com a modelo brasileira Andressa Urach, após a inserção de hidrogel, causando uma infecção e colocando em pauta seu bem-estar. Além disso, os inúmeros casos de bulimia e anorexia, problemas que são consequências desses estereótipos de beleza, em que na maioria, as vítimas são adolescentes acima do peso.
Fica evidente, portanto, que os meios midiáticos e os riscos à saúde são problemas ligados a estes assuntos, onde medidas são necessárias. Com a atuação das mídias, promoverem uma maior regulamentação e fiscalização das manifestações publicitárias, com a ajuda do CONAR – órgão regulamentador de publicidade e propaganda – com o intuito de adentrar todos os tipos de silhuetas estampadas em propagadas. Ademais, o Ministério de Saúde, promover tratamentos psicológicos gratuitos em hospitais para jovens que sofrem de distúrbios alimentares e também, o Ministério de Educação fornecer palestras em escolas, para conscientizar as crianças a não desenvolverem hábitos de estereotipagem, mostrando o dever de respeitar todos da forma que são.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018