Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


A beleza é algo que chama atenção do homem desde o início dos tempos e é destacada, desde então, em pinturas, artes e fotografias. Ao longo da história o padrão do que é belo sofreu alterações e hoje é definido por uma visão estereotipada de traços europeus. No Brasil existe a problemática, não só da intensa influência midiática dessa imagem, como também do preconceito da população, conforme é relatado no poema - Mulheres ao espelho - de Cecília Meireles. Como consequência disso, existe a manifestação de doenças, principalmente para o público mais jovem, que poderiam ser evitadas.
Em primeiro plano é importante destacar que a televisão e a internet são meios, pelo qual, a pressão em ter a estética perfeita é fortemente empregada. A influência de pessoas que trabalham em novelas, filmes e até em blogs famosos, com corpo e rosto impecáveis, fazem com que grande parte da população, especialmente a mais nova, queira ter tal aparência e não meça esforços para consegui-la. Compra exagerada de cosméticos, dependência da maquiagem e até mesmo cirurgias plásticas são formas para conseguir estar nesse padrão de beleza, que vicia cada vez mais a população. Como prova disso, segundo a SBCP- Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica- o número desse procedimento cirúrgico em adolescentes entre 14 e 18 anos dobrou em 4 anos, saltou de 37.740 procedimentos em 2008 para 91.000 em 2012. Nesse sentido, entende-se a necessidade da intervenção nesse problema, para diminuir tal dependência.
Ademais, é importante destacar, no entanto, que o preconceito da população, o qual faz pessoas buscarem a aparência perfeita, pode acarretar em graves disfunções fisiológicas. Segundo Kant, o belo é algo que agrada, porém é concernente a cada observador. Por isso, ao considerar a beleza relativa, não deveria existir o pré-julgamento e a discriminação daqueles que não seguem o que a mídia e a sociedade impõem. Como consequência disso, a população pode sofrer, não só com distúrbios alimentares como bulimia e anorexia nervosa, que podem causar anemia, desnutrição e até a depressão, mas também com o uso exagerado de anabolizantes e esteroides, para ganhar massa corporal, que é capaz de gerar aumento da pressão arterial, impotência sexual e esterilidade. Esses impactos necessitam ser mudados para diminuir, assim, tais problemas de saúde.
Nessa lógica, torna-se evidente a imprescindibilidade da diminuição dos padrões de estética. Para esse fim, é necessário a atuação do Governo, na intervenção à novelas e programas apelativos, que influenciam negativamente as pessoas quanto a sua aparência. Além disso, é papel do Ministério da Saúde, que crie campanhas, por meio da mídia, sobre o problema do excesso de cirurgia, distúrbios alimentares e o uso desenfreados de anabolizantes, com o e
intuito de diminuir essas intervenções e doenças, a fim de conscientizar, principalmente, o público mais jovem. Nesse sentido, cabe, também, às escolas e famílias, na formação crítica da criança, ao fazer palestras e debates sobre aceitação, com o objetivo de desfazer, aos poucos, essa regra da beleza, para que não haja mais esse preconceito na população.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018