Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


O padrão de beleza mudou constantemente durante a pré-história até os dias de hoje. Por volta dos anos 50, atrizes como Elizabeth Taylor possuía corpo considerado perfeição da época, com curvas em abundância. Hoje, a sociedade dita padrões totalmente diferentes e grande parte das mulheres buscam incansavelmente a “perfeição” inatingível, tornando-se escravas da ditadura da beleza imposta pela mídia, resultando em impactos e muitas vezes em consequências irreversíveis aos indivíduos.
No mundo contemporâneo, a indústria da estética é um dos mercados que mais movimenta a economia na atualidade. Remédios que provocam o emagrecimento, dicas de beleza e dietas milagrosas que prometem o “padrão” de corpo ideal estampam frequentemente revistas e sites. Os meios midiáticos e publicitários, que enaltecem e padronizam corpos, além de promover o inatingível padrão de beleza, provocam frustrações a grande parte da população, prejudicando o psicológico e o corpo dos indivíduos devido aos distúrbios alimentares, como a bulimia e a anorexia.
Com a expansão do consumismo na sociedade, empresas relacionadas à beleza, aliadas ao sistema capitalista, propagam cada vez mais seus produtos com homens e mulheres com corpos definidos representando o ideal de perfeição. Diante disso, a busca pelo corpo ideal induz às pessoas a recorrerem à clinicas estéticas, que muitas vezes podem resultar em riscos à saúde. Nos últimos anos, houve um grande número de mulheres buscando procedimentos cirúrgicos para mudar partes do corpo, porém, se torna cada vez mais constante notícias de indivíduos que sofreram complicações nas cirurgias e que muitas vezes levaram ao óbito.
Portanto, fica claro que grande parte dos cidadãos estão deixando de ter o prazer de viver para buscar a beleza inatingível, logo, medidas devem ser tomadas. É papel da mídia, como grande formadora de opinião, realizar campanhas contra a ditadura da beleza, informando as consequências desse mal. Cabe ao Ministério da Educação promover palestras e debates em escolas, conscientizando e promovendo reflexão sobre o assunto. Por fim, é fundamental que o próprio indivíduo se livre da visão limitada da beleza com a ajuda do Ministério da Saúde, promovendo tratamentos psicológicos gratuitos à população.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018