Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 2 anos por Sabrina Souza de Moura


No filme “corpo perfeito” Andie é uma ginasta que sofre com distúrbios alimentares, pela pressão de ser magra e bem sucedida, faz de tudo para perder peso. Fora das telas, existe a pressão da sociedade, que busca sempre ditar padrões de beleza que devem ser seguidos. Alguns cones mundiais como Marilyn Monroe, eram padrões de beleza de sua época, o problema encontra se quando a vaidade ultrapasse os limites da saúde para alcançar essa “perfeição”.
Audrey Hepburn icônica atriz, teve sua beleza exaltada à décadas atrás, seu biotipo é o mais exigido hodiernamente, alta, magra, de cabelos escorridos e vaidosa. Para isso jovens que perdem o controle, desenvolvem distúrbios alimentares, realizam plásticas excessivamente e gastam muito dinheiro para sentirem se confiantes e aceitos. A ditadura da beleza, atinge os homens também, segundo o Ministério da saúde eles representam cerca de 10% dos casos de bulimia e vigorexia.
Saint-Exupery dizia que “o essencial é invisível aos olhos”,no entanto, os padrões sociais hoje em dia cultua a ideia massificadora e a banalização da beleza, em que jovens devem ultrapassar os limites dos seus corpos, devido a olhares críticos e estereotipados das pessoas. Em decorrência disso, é comum observar lesões ou mortes por procedimentos estéticos exagerados, como deformações por plásticas, o uso do hidrogel e de anabolizantes, que destrói o fígado de quem o utiliza.
Para controlar a ditadura da beleza é importante que, as pessoas se conscientizem e não sigam os padrões inadequados . É necessário equilibrar o cuidado estético e a saúde, assim os profissionais de saúde devem instruir seus pacientes sobre os riscos de procedimentos exagerados, e encaminhar para acompanhamento psicológico quando necessário. O CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), deve proibir propagandas em que existam modelos que ofendam de alguma forma a “saúde”, e incentivar a diversidade de belezas e corpos do Brasil. Por fim, os país devem encorajar seus filhos desde pequenos a terem autoconfiança e se aceitarem acima de qualquer padrão.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018