Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


O advento da Revolução Industrial ocasionou a consolidação do capitalismo modificando por completo as estruturas da sociedade. Diante desse contexto de superincentivo do consumo, surge os meios de comunicação de massa que, de acordo com a lógica capitalista, cria necessidades, desejos e padrões – exercendo forte influência sobre os indivíduos. Com isso, evidencia-se a imposição de um padrão de beleza pelo processo de alienação da mídia no intuito de aumentar o consumo, o que acarreta sérios danos à sociedade contemporânea.
É indubitável a íntima relação entre a lógica de consumo em massa do capitalismo e a determinação de um padrão de beleza. Segundo Karl Marx, a alienação é a base do sistema capitalista que, através dos meios de comunicação de massa, estabelece padrões e modelos de comportamento, incentivando o consumo. Sendo assim, para a Indústria da beleza e da moda vender, a mídia oferece diariamente produtos e mecanismos que prometem a adesão ao padrão de beleza, como se isto fosse a fórmula da felicidade e do sucesso.
Outrossim, a escravização das pessoas à indústria da beleza traz consequências danosas tanto à saúde quando à identidade pessoal. Haja vista a incessante busca para se adequar ao padrão de beleza e à moda, incentivada pelos meios de comunicação, as pessoas estão se submetendo a práticas não saudáveis, o que têm ocasionado o crescimento de doenças como a anorexia e a bulimia. Ademais, esse sistema de imposição de um padrão tido como o único bom e bonito, provoca a insatisfação das pessoas consigo mesmas, o que acarreta o adoecimento psíquico, podendo gerar um estado de depressão – doença que cada vez faz mais vítimas. Por outro lado, existe a homegeinização dos indivíduos, a perda da identidade, uma vez que estes se vêm obrigados a adequarem-se ao padrão imposto para serem incluídos na sociedade.
Fica evidente, portanto, que medidas são necessárias para desmistificar a ideia de que deve-se seguir o padrão de beleza estabelecido pelo sistema capitalista. Desse modo, é preciso incentivar a valorização de cada pessoa na sua singularidade, com sua beleza única. Para isso, se faz necessário que o Governo Federal institua campanhas de abrangência nacional junto às emissoras abertas de televisão visto seu papel social de difundir conhecimentos bem como de ser uma potencial formadora de opinião. Ainda, a sociedade junto com ONG’s, e em parceria com o MEC, também devem contribuir através de palestras nas comunidades e nas escolas, para que, dessa forma, possa-se desconstruir padrões e valorizar a beleza que há em cada pessoa.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018