Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 2 anos por Sabrina Siebra


“Mens sana in corpore sano” – uma mente sã em um corpo são – é uma famosa citação em latim, a qual expressa a importância da coerência entre saúde física e mental. Na contemporaneidade, todavia, os indivíduos, altamente influenciados pelas mídias, valorizam cada vez mais a questão estética em detrimento do bem-estar psicológico.
Com a popularização dos meios de comunicação, a divulgação dos ideais de beleza na sociedade é constante, influenciando diretamente no comportamento das pessoas. De acordo com a Teoria Crítica, dos filósofos de Frankfurt, a indústria cultural é um sistema político e econômico que tem por finalidade produzir bens de consumo como estratégia de controle social. Dessa maneira, o mercado da beleza vende o corpo ideal – magro e jovem – por meio dos comerciais, desfiles e novelas, suscitando o consumismo. Analogamente, os que não se encaixam no padrão difundido sentem-se pressionados. Assim, alguns assassinam a autoestima, tornando-se escravos da indústria da beleza.
Outrossim, uma pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia e Estética mostrou que o Brasil é recordista mundial de cirurgias plásticas, com 1,5 milhão por ano. Esses dados são reflexos de uma sociedade alienada, capaz de doar-se ao máximo para conseguir o corpo ideal. Vale lembrar ainda que muitos indivíduos desenvolvem problemas de saúde, como a depressão e a anorexia, na busca incessante pelo modelo ideal e inatingível, proposto pela mídia.
Destarte, é nítida a influência dos meios de comunicação na estereotipação do corpo humano, trazendo consequências para a sociedade como um todo. Logo, é papel das escolas, em parceria com as famílias, discutir a questão dos padrões de beleza, instruindo as crianças desde cedo a desenvolverem o amor próprio e, mais tarde, discutindo sociologicamente como funcionam essas indústrias. O Ministério da Saúde deve também, em parceria com as mídias, divulgar mensagens reflexivas acerca dos malefícios que a busca incessante pelo corpo perfeito pode causar. O Terceiro Setor pode promover palestras, focando nos jovens, a fim de conscientizar e divulgar como funciona o mercado capitalista, sempre buscando o desenvolvimento da autoestima.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018