Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


Na mitologia grega, Narciso era um herói extremamente belo e por isso ele auto admirava, porém era uma admiração excessiva, a ponto de se tornar escravo de sua própria imagem. Assim como ele, muitas pessoas, influenciadas pela mídia e por indústrias que disseminam o estereótipo do corpo “perfeito”, se veem servas e obcecadas a fim de atingir esse padrão, mesmo que para isso elas adoeçam ou até venham a óbito.
É preciso perceber, antes de tudo, que o ser humano é facilmente manipulado e por isso indústrias se beneficiam, muitas vezes, com propagandas enganosas. Primeiro, os meios de comunicação atuam divulgando, por meio de propagandas, novelas, redes sociais e revistas, a imagem do corpo considerado perfeito. Assim, as pessoas que estão fora desse padrão se sentem excluídas, de certa forma, e, para não serem vítimas até mesmo do preconceito, elas, então, vão em busca dessa aparência “ideal”, passando a investir nos mais variados produtos que as indústrias, a todo vapor, fabricam, como medicamentos, revistas especializadas em perda de peso, vídeos de exercícios para se fazer em casa, cirurgias plásticas, entre outros.
É importante ressaltar, dessa forma, que muitos indivíduos, principalmente adolescentes, ficam tão preocupados em conquistar essa beleza física que chegam a adoecer. De início, aparecem sintomas leves, como fraqueza, tremedeira, tontura, variações no humor. No entanto, esse quadro se agrava, causando transtornos alimentares, que são a bulimia e a anorexia. O primeiro, trata-se de um consumo fora de controle de alimentos, seguido de vômitos propositais, com o intuito de evitar o ganho de peso; já o segundo, o indivíduo mesmo estando magro se vê gordo, o que provoca a privação de determinados alimentos, podendo leva-lo à morte.
Verifica-se, portanto, que a mídia juntamente com as indústrias da moda tem um papel crucial na propagação desse ideal de beleza, chegando ao ponto de danificar a saúde do indivíduo. Sendo assim, o Ministério da Educação deve instituir palestras ministradas por psicólogos nas escolas, a fim de prevenir possíveis distúrbios alimentares. Além disso, a família deve ensinar às suas crianças que a principal forma de beleza vem de dentro de cada um e que o corpo ideal é o corpo saudável. Pois, só assim, as pessoas deixarão de ser como Narciso, servas de sua própria imagem e passarão a ampliar seus horizontes.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018