Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


A filósofa alemã Hanna Arendt, em “A crise da cultura”, explica o funcionamento da indústria cultural, que tem como objetivo a disseminação de visões de mundo e padrões de comportamento que contribuem para a manutenção do capitalismo: sistema em que alógica do mercado e do lucro prevalecem. Nesse sentido, a articulação e imposição de um padrão de beleza também segue esse princípio, uma vez que as indústrias de beleza e de consumo estão intimamente ligadas. Com isso, as consequências desse quadro para a saúde dos jovens se mostram drásticas, já eu a lucratividade, para o mercado, é mais importante do que o bem-estar dos indivíduos.
É indubitável que a integridade física e mental dos adolescentes é uma questão a ser considerada. A juventude é uma fase de autoafirmação marcada pela necessidade de aprovação social, e é justamente isso que é explorado pela mídia, quando ela ajuda a propagar o corpo e a beleza ideal, por meio de telenovelas e publicidades. É fato que o caminho para alcançar esse padrão é percorrido, pelos jovens, de forma problemática. Produtos de emagrecimento, pílulas, cosméticos e cirurgias plásticas de redução de estômago figuram o cotidiano deles, e sem nenhum acompanhamento profissional. Dietas inadequadas, por sua vez, podem restringir nutrientes essenciais ao corpo. Casos de anorexia e bulimia, entretanto, são doenças avançadas que decorrem do radicalismo na busca pela magreza. Por outro lado, nas escolas infantis, aqueles que estão acima do peso ou distantes do padrão de beleza ocidental, sofrem preconceitos e pressão social, o que gera baixa autoestima e sensação de impotência, levando-os aos tortuosos caminhos da busca pelos padrões.
Diante desse cenário, é válido analisar os motivos pelo qual o impasse em questão está longe de ser resolvido. Karl Marx classifica ideologia como um conjunto de ideias que expressam a visão de mundo da classe dominante, isto é, daqueles que detém as grandes indústrias. Logo, a idealização de um padrão de beleza visa manter o sistema econômico vigente. A pluralidade de produtos e tecnologias, bem como a oferta de cirurgias plástica e de redução de estômago, alimenta um mercado lucrativo na área da estética. Paralelo a isso, a máquina publicitária populariza alimentos prejudiciais que levam à obesidade e à problemas de pele, como a celulite. Essa aparente contradição é explicada pela maldosa articulação das indústrias alimentícias e estéticas, que costumam criar problemas para vender soluções artificiais.
Fica evidente, portanto, que a questão do padrão de beleza na sociedade globalizada envolve os interesses do mercado. Nessa perspectiva, é essencial que o setor educacional promova debates sobre a temática, de modo a expor aos jovens o mecanismo por trás da instituição de um padrão estético. Isso pode ser feito com o estudo de filósofos como Karl Marx. Ademais, o setor artístico deve conscientizar as pessoas através de músicas e filmes engajados que promova críticas à problemática da coerção social que visa à padronização da aparência.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018