Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


A beleza sempre existiu como uma entidade física que simboliza as relações e as características das sociedades conforme o momento histórico em que se encontram. Nessa perspectiva, convém analisar, entretanto, que a cultura ocidental hodierna tem utilizado o corpo com propósitos capitalistas, visto que a beleza foi transformada em um símbolo da realização pessoal e financeira.
Em primeiro lugar, observa-se que, ao contrário do herói mitológico Narciso, o qual morreu afogado ao contemplar a própria beleza em um espelho d'água, as pessoas encontram-se cada vez mais insatisfeitas com a própria aparência, isso porque, o corpo belo e perfeito foi convertido em um objeto de consumo pela ditadura da felicidade e o mercado da beleza. Esse contexto é evidenciado na massiva quantidade de procedimentos estéticos disponíveis, como as cirurgias plásticas e as dietas programadas, que contribuem para a deturpação da imagem que o indivíduo tem de si mesmo.
Por conseguinte, no livro "A distinção" de Pierre Bourdieu, a linguagem corporal, como o vestuário e os cuidados com a beleza, é marcadora da distinção de classe. Logo, em uma sociedade regida pela ditadura midiática, a população alienada ignora os limites da estética e as necessidades mais básicas para adquirir cosméticos e roupas caros, os quais proporcionam o status socioeconômico e a beleza ideal.
Destarte, seguindo a máxima de Platão, "não basta viver, mas viver bem", é preciso que o Governo Federal, junto ao Ministério da Saúde, disponibilizem mais recursos para oferecer mais e melhores serviços de psicologia e psiquiatria no Sistema Público de Saúde, com o fito de tratar os indivíduos que sofrem de distúrbios alimentares, a exemplo, a anorexia, desenvolvidos a partir da deturpação da identidade corporal. Ademais, as escolas, auxiliadas pelas famílias, podem dialogar com as crianças e jovens sobre os padrões de beleza e as consequências desses para a população, em geral, a fim de buscar o desenvolvimento da autoestima.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018