Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 2 anos por Lia


Durante séculos, a sociedade impôs padrões estéticos para serem seguidos e, com o surgimento das cirurgias plásticas e outros procedimentos, tais padrões foram cada vez mais levados a sério. Entretanto, os efeitos da busca excessiva da ‘’beleza idealizada’’ estão associados a uma série de danos à saúde, além de poder aumentar os riscos de morte.
Sabe-se que na Grécia Antiga, os nascidos com alguma deformação física eram mortos pelos espartanos, pois os consideravam inúteis para a sociedade. O que se reflete hoje no Brasil é uma prática só menos radical, já que o pensamento de que a beleza física é condição para se obter dignidade e respeito, ainda perpetua entra a sociedade. Com isso, a insatisfação com a própria imagem é atenuada através de procedimentos cirúrgicos que, em muitos casos, se tornam invasivos e perigosos àqueles que se submetem a essa ditadura estética. E o resultado disso é o desencadeamento de vícios pelas práticas e até deformações físicas geradas por infecções ou não aceitamento do organismo com o ‘’novo’’ corpo.
Ademais, com o surgimento da maior liberdade de expressão, as pessoas cada vez mais se identificaram com a padronização estética apresentada pela mídia. Desde então, a sociedade foi instigada a supervalorizar o corpo e, tudo ficou mais fácil com o advento de produtos de beleza e da cirurgia plástica no país tropical. Porém, os efeitos desse cenário preocupam uma parcela da população quanto à busca doentia pelo ‘’espelho atraente’’ por milhares de pessoas. Dessa forma, essas pessoas acabam sofrendo as consequências ao se submeterem em inconscientes e desnecessários procedimentos. Uma evidência disso foi o que ocorreu com a modelo Andressa Urach, ao extrapolar na dosagem de hidrogel levou-a ao estado grave na UTI, segundo o site G1.
Portanto, para minimizar os efeitos do padrão estético imposto, é necessário que o Governo Federal remova da sociedade a ideia de que exista um padrão ideal da beleza por meio de propagandas com fatos, como o de Andressa Urach, para provocar reflexão. Além disso, é dever do Ministério da Educação exigir que as escolas integrem os jovens nesse âmbito que ocorre elevado bullying, com atividades lúdicas que estimulem o respeito entre eles. Por fim, com essas medidas, é pertinente que a sociedade se mobilizem frente à busca incessante pela beleza ideal para que as imperfeições sejam aceitas com naturalidade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018