Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


O atual padrão de beleza imposto na sociedade aprisiona cada dia mais os indivíduos e os motivam a alcança-lo a qualquer custo. Tal padrão mostra que o belo é o corpo magro e/ou musculoso e, por isso, é notável a crescente procura da sociedade por academias, centros de estética e clínicas de cirurgia plástica. No entanto, a busca para se encaixar no que a sociedade julga ser perfeito pode ter graves consequências físicas e psicológicas.
A mídia tem relevante poder de persuasão sobre os indivíduos. A ideia que para ser aceito em um grupo social é necessário estar dentro dos padrões é muito divulgada e esta é uma das principais razões da busca da perfeição aumentar diariamente. O medo que os indivíduos têm de serem excluídos socialmente os impulsionam cada vez mais. Por outro lado, a moda “plus size” apresenta-se como uma alternativa para diminuir a atuação dos padrões estéticos atuais, mas ainda é pouco divulgada pelas mídias e pouco contemplada pelas pessoas.
Outro aspecto que deve ser destacado é que nas décadas de 1980/1990, havia muitos relatos de homens e mulheres com bulimia e anorexia. Tais disfunções psicológicas eram resultado de um padrão social no qual acreditava-se que a magreza era ideal e sinônimo de felicidade. Atualmente, essas disfunções ainda estão presentes, porém em menor número, e surgiu a vigorexia. Esta, por sua vez, é a busca incessante por um corpo musculoso e pode ser prejudicial à vida do indivíduo que tenta alcançar esse desejo sem acompanhamento médico. Exemplo disso são pessoas que têm problemas cardíacos e não podem realizar exercícios físicos intensos e, quando o fazem nas academias, sofrem infarto do miocárdio.
Nesse sentido, faz-se necessário que o Governo Federal promova campanhas publicitárias que estimulem a busca pela saúde e felicidade desvinculando-as dos atuais padrões estéticos. As escolas devem mostrar que a diversidade deve ser valorizada e respeitada por todos. Ademais, o reconhecimento, por meio de familiares e amigos, de que a pessoa está doente é primordial para iniciar o tratamento físico e psicológico.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018