Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Mariane Barbosa


O culto ao corpo vem desde a existência dos povos e, a cada ano só faz crescer. Sempre foram estabelecidos, de acordo com a época, estereótipos de beleza. Em algum momento o símbolo belo era ter um corpo mais gordinho, em outro um anoréxico, atualmente a beleza é voltada para músculos, quanto maior melhor, não importa o que seja preciso fazer.
Para acompanhar o modelo padrão, imposto pela mídia, pessoas estão cada vez mais dispostos a mudar sua fisionomia, porém, nem sempre o efeito é o desejado. É considerável que se a cirurgia for pela saúde e bem estar do individuo vale a pena correr riscos, mas boa parcela não são. À alienação midiática faz com que homens, mulheres, jovens, adultos e crianças passem a observar mais o físico e perceber que seu porte não é igual ao de tal modelo e, a partir dai, passe a deseja-lo incansavelmente, fazendo do seu corpo um objeto de consumo.
Médicos conscientes informam aos pacientes o risco que estão correndo, entretanto não mudam de ideia. Já outros tipos de médicos não dão muito valor ao paciente visando somente o lucro, o que é extremamente capitalista e errado. Politicas médicas contra o corpo objeto de consumo devem ser expostas em hospitais, redes de comunicação – TV, rádio, cartazes, etc. – postos de saúde, escolas, para que a própria população perceba o mal que pode está fazendo a si mesma, não só com procedimentos cirúrgicos, mas também com anabolizantes, hormônios, etc. Propagandas alienadoras midiáticas devem ser diminuídas, pois, causam indiferença com quem as assistem, fazendo com que os indivíduos sintam-se excluídos e obcecados pelo padrão de beleza exibido.
Cada um possui o seu padrão de beleza, uma identidade própria, esse deveria ser nosso pensamento, porém, atualmente, o corpo e a mente são moldados podendo até ser comparados ao Fordismo, que tem como característica a grande produção de modelos iguais. O culto a beleza própria é algo realmente espetacular, sobretudo, se o individuo amar e cultuar a sua beleza, cuidando do corpo, da mente, da alma e, deixando-os verdadeiramente saudáveis e, não só, esteticamente bonitos, com certeza será muito mais belo que a modelo anoréxica da propaganda consumista da TV, ou que o fortão a base de anabolizantes e Whey Protein.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018