Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 2 anos por Pollyana Lopes


A ideologia de um corpo perfeito foi se modificando ao longo dos anos. A Grécia antiga, no século V a.C., passou a ter uma perspectiva mais clara da Beleza. No entanto, o "belo" foi por milênios, um qualitativo associado ao homem e os atributos ditos masculinos. Desse modo, a ditadura da beleza teve sua amplitude maior, para o gênero feminino, graças ao sistema capitalista vigente no país, que impõe, por meio da mídia, um padrão estético, moldando assim, a sociedade atual brasileira e causando diversos problemas.
Frente a esse cenário, a persistência em tentar alcançar esses padrões tem levado, principalmente jovens, a utilizarem métodos arriscados. Como por exemplo, a cirurgia plástica, no qual o Brasil ocupa a segunda posição em um ranking mundial, conforme a Isaps. Ademais, métodos como o uso de esteroides e anabolizantes, mais frequente para o público masculino, trazem resultados rápidos, porém, graves feitos para a saúde, podendo causar a morte. Além, da anorexia e bulimia, que atinge de 15% a 20% da população feminina, também com risco de morte.
Seguindo essa linha de raciocínio, essa situação decorre da influência exercida pela mídia, que manipula a sociedade com uma ideia de padrão especifico. Paralelamente, as empresas de roupas e cosméticos faturam milhões por ano, tanto com o público feminino quanto masculino, aumentando assim, o consumismo. Neste contexto, segundo Zygmunt Bauman, com a "Modernidade Líquida", as vidas humanas são transformadas em objeto de consumo, no qual deixa de ser sujeito e passa a ser alvo na relação de compra e venda.
A fim de atenuar esse problema, a sociedade deve deixar de lado esse esteriótipo de corpo escultural, Diante disso, organizações não governamentais agregados à sociedade civil devem promover a ideia de "Em primeiro lugar vem a saúde e o bem estar", com projetos e companhas nas escolas, com palestras informativas de como equilibras uma vida saudável e com exemplos dos malefícios desse cenário de ditadura. Além, da própria mídia com um maior desenvolvimento de companhas com modelos Plus Size, que mostram mulheres "normais" do cotidiano. Reprimindo assim, um padrão de beleza ditatorial.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018